Já é Carnaval! Blocos não oficiais ganham as ruas e agitam o Rio

Published on

 


A festa começou neste domingo (8)


|  Foto:
Marcelo Tavares

 

E começou neste domingo (8) a abertura não oficial do Carnaval 2023 no Rio de Janeiro. A cidade promete ser dominada por inúmeras fantasias e blocos que vão preparar os cariocas para o próximo mês, quando ocorrerá os desfiles da Sapucaí e o Carnaval oficial. No Centro do Rio, nesta manhã, ocorreu o Bloco do Zeca, uma forma que fãs encontraram de homenagearem o ídolo que é tão marcante para a música brasileira. 

O organizador do bloco, o relações públicas Pedro Motta, de 31 anos, explicou que esse é o primeiro ano do bloco, que foi idealizado em 2020, no auge da pandemia, mas a intenção é que essa festa permaneça por anos e anos. 

“O bloco foi criado quando não podíamos nos encontrar e nos abraçar na pandemia. Eu criei o bloco depois de pensar em como a gente poderia trazer a alegria de volta quando todo aquele terror acabasse. Devido aos altos e baixos da pandemia, não conseguimos nos encontrar e fazer os ensaios. Só em 2022, pudemos nos encontrar para ensaiar e colocar o bloco na rua agora em 2023. Estou com boas expectativas para esse Carnaval, já até fizemos fantasia”, contou ele. O bloco ocorreu na Rua Sacadura Cabral.

O bloco do Zeca tocou diversos sucessos do ídolo brasileiro, como ‘Deixa a Vida Me Levar’ e ‘Quando a Gira Girou’. A ideia de colocar o bloco com o nome do cantor, segundo Pedro, é pelo fato de ele ter tanta influência na vida dele e de tantos brasileiros. 

Dezenas de foliões vestiram as mais coloridas fantasias para darem esse ‘start’ na celebração no bloco em questão. Uma coisa que também não pôde faltar de jeito nenhum foi o glitter, como contou a figurinista Kelly Cristina, de 33 anos. 

“Minha fantasia é dourada por causa da cor do bloco, que também tem branco e vermelho. Eu também usei 150 metros de fios de strass, eu mesma que fiz, para colocar no cabelo. Eu também comprei glitter a quilo para usar. Eu vivo Carnaval o ano inteiro, faço roupas para blocos. O Carnaval para mim não para, ocorre durante todo o ano”, contou ela que fez algumas roupas para o Bloco do Zeca. Kelly é formada em moda e fez pós-graduação em ‘Figurino e Carnaval’, unindo suas duas paixões. 

 


Dezenas de pessoas já se reuniram para celebrar a data, que é importante para o brasileiro


|  Foto:
Marcelo Tavares

 

Uma outra pessoa que estava animada para o bloco de hoje foi Luigi Juca, de 29 anos. Ele tocou repique no Bloco do Zeca. “O Carnaval deste ano vai ser bom, vamos voltar a ter o que ficamos anos sem, parados. O Carnaval para o carioca é durante todo o ano. Nas escolas de samba, começa em maio, mas, quando se fala em blocos, começamos os ensaios em setembro, como foi aqui”, disse ele que vestiu uma fantasia com as cores dourada e vermelha. 

E também tiveram fantasias marcantes nesse bloco de pré-Carnaval, como a da boneca Emília e a do Chapolin Colorado. O jornalista Anderson Victorino é fã do Chaves e do ator Roberto Gómez Bolaños, que interpreta o personagem. Foi ele quem escolheu se fantasiar de Chapolin nessa folia. 

“Desde 2007, eu saía todo ano de Chaves, mas recentemente eu comecei a andar com uma galera que sai de super herói, aí agora, por isso, mudei a fantasia para Chapolin. É uma homenagem para o Bolaños, que é um dos maiores humoristas da história mundial. Todo mundo é fã dele. Inclusive, eu encontro mexicanos no Carnaval que falam que nós, brasileiros, amamos mais o Bolaños do que eles”, afirmou ele que conta que o Carnaval não é uma festa, mas sim um estado de espírito. 

Anderson estava em seu segundo bloco do dia. “Eu acordo às 5h da manhã, peguei a barca às 6h30, fui para o bloco Papa Goiaba e voltei para esse bloco. Pretendo pegar, pelo menos hoje, mais cinco blocos. Que esse Carnaval seja de paz, de amor, de respeito”, disse. 

 


Quando o assunto é Carnaval, não faltam fantasias, alegria e criatividade


|  Foto:
Marcelo Tavares

 

Para muitos, como para Anderson, o trajeto Niterói-Rio de Janeiro para curtir o Carnaval não é nada demais. Esse é o caso também das amigas Nicole Nunes, de 33 anos, e Thaís Saraiva, de 24 anos. 

“São dois anos sem estar tudo liberado. Agora, queremos curtir desde o início, esse pré-Carnaval até o pós. Para mim, entrou janeiro já é Carnaval. E eu sempre passo Carnaval de rua no Rio, é o melhor que tem, já passei em Ouro Preto e outros lugares e não tem outro igual. Eu passo aqui no Rio desde os 16 anos. Saio de Niterói e venho para cá e nunca foi uma missão para mim, sempre venho animada”, afirmou Nicole, que é gerente comercial. 

Thaís, que é guia de turismo, concorda com a amiga. Para as duas, as fantasias, mesmo improvisadas, devem ter muito glitter. “Em fevereiro, eu viajo, então, estou aproveitando janeiro no Carnaval de rua do Rio. A minha fantasia foi o que eu achei em casa, com glitter, que eu amo, e o que eu achei para amarrar e usar, misturando as cores. Para mim, não pode faltar glitter no Carnaval”, afirmou. 

Blocos não oficiais deste domingo (8)

O Bloco do Zeca foi apenas um dos blocos que irão ocorrer neste domingo no Rio de Janeiro. Ainda durante a tarde, temos blocos em diversos pontos do Rio. 

Na Praça Quinze, localizada no Centro do município, haverá o bloco Boi Tolo às 16h e o Bloco To Be Wild por volta das 18h. 

No Arco do Teles, às 13h, haverá o Pomba Idoso, às 14h, ocorrerá o Batuquebato, já às 15h, está agendado para ocorrer o bloco Os Biquínis de Ogodô Convidam as Sungas de Odara. 

Na Praça Mauá, haverá o Filhotes Famintos às 13h e o Pyranhas do Nilo às 16h. 

Na Lapa, está agendando para ocorrer o bloco Planta na Mente às 13h20. 

Na Alerj, está agendado para às 17h o bloco Blonk. 

Na Cinelândia, irá ocorrer o bloco Bola Laranja às 15h. 

Na Rua do Carmo, também irá ocorrer um bloco às 15h, no entanto, o nome dele é Só Toca Bloco. 

Na Praça Marechal Âncora ainda haverá o bloco Besame Mucho, agendado para às 13h. 

Na Praça do Expedicionário, teremos o bloco Maracutaia às 14h. 

No Buraco do Lume, haverá o bloco Caramuela às 15h e o bloco Vem Cá, Minha Flor às 16h. 

Na Rua do Mercado, haverá o Nosso Bloco às 13h, o Que Pena, Amor às 14h, o Traz a Caçamba às 15h e o Percussaça às 16h.

LEIA TAMBÉM

Lando Norris desbanca Vertappen e conquista a pole no GP da Espanha de F-1

Lando Norris conseguiu superar um susto para conquistar a pole para o GP da...

Pais de criança com doença rara acionam Justiça para que União compre remédio de R$ 15 mi

PATRÍCIA PASQUINISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A família de Murilo Gabriel Costa Nascimento, 4,...

Caruaru comemora festa junina com 72 dias de programação

A cidade de Caruaru, no agreste de Pernambuco, é conhecida por realizar uma das...