Prefeitura do Rio lança colônia de férias para pessoas com deficiência

Published on

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência-SMPD, trouxe uma inovação para o mês de janeiro. A Colônia de Férias para os mais de 3.200  usuários dos sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência – CMRPDs-, localizados no centro, Vila Isabel, São Conrado, Mato Alto,Irajá,  Campo Grande e Santa Cruz. A expectativa é de que ao menos 50% participem das atividades internas e externas.

Os familiares podem acompanhar as oficinas e passeios organizados pela SMPD.

As atividades como dança,  práticas esportivas, pedagógica e outras  acontecem de acordo com cronograma de cada unidade de atendimento. Na próxima sexta, dia 13, haverá um piquenique , a partir das 9 horas, com usuários e seus familiares , acompanhados pelos profissionais da secretaria, na Quinta da Boavista.

A ideia foi planejar atividades em grupo, lúdicas, sempre com fundo pedagógico, de motricidade, de coordenação motora ampla ou fina ou de noções espaciais, em que os participantes pudessem ter vivências em grupo, fora das terapias”, disse a Secretária Helena Werneck.

Cada centro organizou, no mínimo, duas atividades extramuros, isto é, fora dos centros, como visitas culturais, passeios, piqueniques em parques, para que as famílias desfrutem dos pontos atrativos da cidade, acompanhadas pelos técnicos da SMPD.

Muitas famílias não têm coragem de sair com seus filhos, pegar transporte público sozinhas. A SMPD deseja, no ano de 2023, encorajá-las, colocando-as como protagonistas de suas vidas, enfrentando as barreiras e vivendo intensamente a cidade, trazendo a diversidade em todos os espaços da cidade“, afirmou a Secretária.

Muitas das queixas das famílias é que a sociedade não está preparada para aceitar seus filhos com suas deficiências. Por esses e outros motivos, o objetivo da SMPD, para este ano, é promover ações para quebrar esse tipo de barreira, que chamamos de barreira atitudinal.

A Colônia de Férias, com atividades intramuros para os usuários e para os pais, visa incentivar a socialização, a convivência, fortalecer as regras de sociedade, alegrar, gerar sinergia entre as famílias para que elas façam seus próprios grupos, sejam independentes. As atividades extramuros, por outro lado, têm o objetivo de encorajar as famílias, mostrando que a cidade também é para elas e para seus filhos, que a diversidade humana existe e a melhor maneira de fazer com que isso se torne, cada vez, mais naturalizado em nossa sociedade, é estar presente em todos os espaços. 

Para participar da Colônia de férias da prefeitura, basta ser usuário de um dos centros de referência da prefeitura.  As inscrições valem para as atividades extramuros devido ao limite de vagas liberadas por cada instituição.

The post Prefeitura do Rio lança colônia de férias para pessoas com deficiência appeared first on Super Rádio Tupi.

More like this

Caso Daniel Alves: MP da Espanha vai recorrer para endurecer pena de jogador brasileiro

O Ministério Público espanhol vai recorrer da sentença de Daniel Alves por agressão sexual,...

Médico é indiciado por fala xenofóbica contra enfermeira nordestina no RS

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Polícia Civil do Rio Grande do Sul concluiu...

Entenda o que é a febre oropouche e como prevenir a doença

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - O caso confirmado de febre oropouche no Rio de...