Djokovic bate Medvedev em Adelaide e se torna 4º tenista com mais finais

Published on

O sérvio Novak Djokovic não para de bater recordes em sua carreira. Na manhã deste sábado, o número 5 do mundo venceu o russo Daniil Medvedev por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) para garantir vaga na decisão do ATP 250 de Adelaide, na Austrália. Com a vitória, o sérvio chegou à marca de 131 finais na carreira, tornando-se o quarto tenista com mais decisões no circuito da ATP de todos os tempos. Nole deixa para trás o rival Rafael Nadal, que possui 130 finais.

O sérvio fará a decisão de Adelaide contra o americano Sebastian Korda na madrugada deste domingo. Será a primeira vez que os dois se enfrentarão na carreira. Korda garantiu lugar na final após abandono do japonês Yoshihito Nishioka nesta madrugada, quando o americano havia vencido o primeiro set após um longo tie-break.

O sérvio teve um susto ainda no começo da partida por causa de um incômodo no tendão, mas recebeu atendimento médico fora da quadra e revelou não ser nada mais sério. “Ainda bem que não foi nada mais sério. Se fosse, não poderia continuar em quadra, então utilizei o tempo de atendimento para usar anti-inflamatórios e me habituei após alguns games. Eu estava apenas tentando manter meu momento no jogo e não permitir que o Medvedev quebrasse meu serviço. Acho que essa foi a chave, eventualmente eu teria alguma chance”, disse.

Nole chega a quatro vitórias nos últimos cinco jogos contra Medvedev. A última vitória do russo no confronto foi na decisão do US Open, a quarta na carreira diante de Djokovic. O triunfo neste sábado confirma a ótima fase do sérvio em seu retorno após a pandemia. Já são 22 vitórias nos últimos 23 jogos oficiais.

Na manhã deste sábado, os dois ex-números 1 do mundo fizeram um duelo bastante quente e com provocações. Djokovic fez uma das suas melhores atuações em dois sets das últimas temporadas. Ele venceu o primeiro set sem grandes problemas, com uma quebra conquistada logo no terceiro game. O segundo set teve ainda mais equilíbrio, com os dois top-10 do ranking disputando cada bola. A quebra de Nole aconteceu no oitavo game e encaminhou a vitória por 6 a 4.

O ATP 250 de Adelaide, torneio utilizado por grandes estrelas do tênis como preparação para o Aberto da Austrália, ajuda a confirmar ainda mais o domínio de Djokovic no país. Desde 2011, são 76 vitórias e três derrotas do tenista em terras australianas, sendo 33 vitórias consecutivas.

O ATP 250 de Adelaide é o primeiro torneio disputado por Djokovic na Austrália após a deportação sofrida por ele em janeiro de 2022, quando foi impedido de disputar o major australiano por não ter se vacinado. Na ocasião, acabou deportado e banido de entrar no país por três anos, mas a punição foi revogada em dezembro. Como o governo australiano não exige mais comprovante de vacinação, ele pôde desembarcar sem problemas. A nova edição do grand slam oceânico começa no dia 15, com a disputa da fase qualificatória.

WTA 250

Simultaneamente, Adelaide também está sendo palco do WTA 250, que teve as finalistas definidas neste sábado. A belarussa Aryna Sabalenka, número 5 do mundo, venceu a romena Irina-Camelia Begu por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2) para se garantir na decisão. A final será contra a checa Linda Noskova, que surpreendeu contra a tunisiana Ons Jabeur, número 2 do mundo. Noskova venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 1/6 e 6/3.

Iga Swiatek desistiu do WTA 500 de Adelaide devido a uma lesão no ombro direito. A polonesa número 1 do mundo poderia ser a adversária da brasileira Bia Haddad Maia nas oitavas de final do torneio. Com a desistência, Bia poderá enfrentar Caroline Garcia (número 4 do mundo) nas oitavas.

LEIA TAMBÉM

Nottingham Forest leva multa de R$ 5,5 milhões por insinuações ao VAR em rede social

O Nottingham Forest pagou caro por uma mensagem inflamada contra a arbitragem postada em...

Felipe Melo diz que se aposenta em 2025, mas quer renovar para jogar Mundial com Fluminense

Em suas redes sociais, Felipe Melo revelou que pretende se aposentar no fim de...

Inmet dispara alerta laranja para tempestades no País

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para tempestades para...