Boric diz que moeda comum de Haddad é ‘interessante’, mas exige longo debate

Published on

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente do Chile, Gabriel Boric, diz achar “interessante” a proposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de criação de uma moeda comum que fortaleça o vínculo comercial entre os países da região.

“Temos que pensar fora da caixa”, disse Boric à reportagem, revelando que foi perguntado sobre o mesmo assunto quando visitou a Colômbia.

O presidente chileno afirma, no entanto, que “os processos são de longo prazo”.

“Pensemos na experiência europeia. A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço [a primeira entidade supranacional formada por vários países europeus] foi fundada nos anos 1950. E acabou na União Europeia, que só conseguiu uma moeda comum quase 50 anos depois”, afirma ele.

No ano passado, Haddad e o economista Gabriel Galípolo, que hoje é secretário-executivo do Ministério da Fazenda, defenderam em um artigo no jornal Folha de S.Paulo a criação de uma moeda sul-americana para impulsionar o comércio e a integração entre os países. A ideia é afastar o protagonismo do dólar nas relações econômicas na região.

Ela não seria, no entanto, uma moeda única -como é hoje o euro, na Europa. Cada país da América do Sul seguiria tendo a sua própria moeda.

Haddad já falou sobre a criação de uma moeda comum com o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, que recebeu em sua casa, em São Paulo, e também com o embaixador Argentino no Brasil, Daniel Scioli.

Depois de conversar com Haddad, o embaixador afirmou que objetivo é fortalecer o bloco comercial e ampliar o vínculo entre os países da região.

Ele também sinalizou que está descartada a criação de uma moeda única, como o euro, moeda oficial dos países-membros da União Europeia.

More like this

Pai de Verstappen revela tensão na Red Bull e teme ‘racha’ como desdobramento do ‘caso Horner’

Christian Horner, chefe da Red Bull, tem deixado um clima tenso na equipe após...

Presidente da FIFA se opõe ao cartão azul

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A proposta de introduzir o cartão azul no futebol...

Homem rouba correntes de ouro, engole e é preso no mar em Salvador

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um homem foi preso dentro do mar apontado como...