Orla de Charitas, em Niterói, amanhece alagada; trânsito é desviado

Published on

 


Até a noite desta sexta-feira estão previstos os maiores acumulados, com ocorrência de chuva pontualmente forte, disse a Defesa Civil


|  Foto:
via grupo Enfoco

 

A Avenida Professor Silvio Picanço, na Orla de Charitas, Zona Sul de Niterói, amanheceu alagada devido às fortes chuvas que caem na cidade desde a madrugada desta sexta-feira (6).

Motoristas que passaram pelo local fizeram registro da situação caótica na região. A pista sentido Icaraí é a mais afetada. Operadores da companhia de trânsito de Niterói, a Nittrans, orientam o trânsito no local.

Segundo relatos, há desvios de trânsito pelas ruas internas de Charitas e de São Francisco.

ATENÇÃO! 07h09: Bolsões de água na Av. Pref. Silvio Picanço, sentido São Francisco. Trânsito sendo desviado. Fluxo lento. @Nittrans no local orientando o trânsito. Motorista, em caso de chuva, redobre a atenção! pic.twitter.com/vXbG8vgBcj

— NITTRANS (@NITTRANS) January 6, 2023

Tempo

A Defesa Civil de Niterói disse que a atuação de um canal de umidade sobre a Região Sudeste manterá o tempo instável na cidade nos próximos dias. Assim, a previsão é de céu encoberto com predomínio de chuva fraca a moderada no decorrer do período. 

Até a noite desta sexta-feira estão previstos os maiores acumulados, com ocorrência de chuva pontualmente forte, afirmou a pasta.

Alagamentos

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) informa que os alagamentos verificados em Charitas não têm relação com a obra da garagem subterrânea, que foi construída pela concessionária Niterói Rotativo. Há drenagens independentes para as ruas e para a garagem, afirma a pasta. A Secretaria de Conservação afirma que realiza frequentemente a limpeza das galerias, canais e bueiros dessa região.

Os bolsões d’água foram causados pelo alto volume de chuvas – em 24h, choveu cerca de 75% do previsto para o mês inteiro. A Seconser enviou um caminhão vac all – equipamento de aspiração com alto poder de sucção – para o local, para agilizar o escoamento da água. Agentes de trânsito estão orientando o tráfego na região. 

Drenagem

A Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) informa que o edital de licitação da drenagem da Avenida Professor Silvio Picanço, que estava previsto para ser lançado nesta semana, será publicado no Diário Oficial deste sábado (7). O projeto da obra foi entregue em dezembro.

De acordo com o projeto, serão implantados mais pontos de captação, que vão acabar com os bolsões de água que se formam em dias de chuva fortes e volumosas.

Chuvas

Cerca de 1,2 mil agentes da Prefeitura, entre Defesa Civil, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretarias de Conservação e Serviços Públicos,  e de Assistência Social, Nittrans e Administração Regional da Região Oceânica estão atuando nas ruas de Niterói desde a madrugada.

A cidade está em estágio de atenção desde a tarde de quarta-feira (4), devido à aproximação de uma frente fria que trouxe núcleos de chuva forte para o município nos últimos três dias. Até o momento, nenhuma sirene precisou ser acionada e não houve registros de feridos. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

LEIA TAMBÉM

Governo vai publicar portaria de concurso para Agência Nacional de Mineração com 220 vagas

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério de Gestão e da...

Taylor Swift bate recorde de Whitney Houston na parada da Billboard

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O disco "The Tortured Poets Department", de Taylor Swift,...

Tiago Splitter acerta com time de Paris e estreia como técnico após a Olimpíada

O Paris Basketball anunciou nesta segunda-feira a contratação do brasileiro Tiago Splitter como treinador...