Câncer avançado. Maioria dos doentes relata este sintoma "insuportável"

Published on

Apresenta níveis alarmantes de fadiga? “Quase todas as pessoas com câncer em estado avançado têm este sintoma”, alerta a Sociedade Americana contra o Câncer.

A principal causa de fadiga em doentes oncológicos é a perturbação dos níveis hormonais do corpo, que é frequentemente observada em doenças como o tumor de mama e da próstata.

Alguns tipos de câncer produzem substâncias chamadas citocinas, que em excesso podem levar à falência de vários órgãos e conduzir à morte. “As citocinas são um grupo de proteínas no corpo que desempenham um papel importante na dinamização do sistema imunitário. Podem causar fadiga”, explica a Sociedade Americana contra o Câncer.

Um relatório publicado na revista médica BMC Primary Care caracterizou o tipo de fadiga em doentes com câncer terminal como uma “fraqueza insuportável”. Este sintoma verificou-se em 57% dos doentes oncológicos em cuidados paliativos. 

A Clínica Cleveland, nos Estados Unidos descreve este sintoma como algo “paralisante”, já que pode surgir subitamente. Os doentes sentem-se “física, emocional e mentalmente exaustos a maior parte do tempo”.

 

LEIA TAMBÉM

Desfalcado e com volta de Ríos, Palmeiras tenta no Maracanã frear reação do Fluminense

O Palmeiras sobe ao gramado do Maracanã, no Rio, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário...

Companhia aérea encontra mala de Bia Haddad em Guarulhos após apelo nas redes sociais

A companhia aérea Swiss Airlines encontrou a mala que pertence à tenista Beatriz Haddad...

Gilberto Gil pode fazer shows esporádicos após aposentadoria, diz esposa

Apesar de anunciar sua aposentadoria em 2025, Gilberto Gil, 82, pode se apresentar esporadicamente....