Campos, RJ, lidera ranking de captação de órgãos no interior do Estado

Published on

Araruama também aparece em segundo lugar entre as cidades que mais fizeram captações no interior do estado. Campos foi a cidade que mais captou órgãos no interior do Rio em 2022
César Ferreira/Prefeitura de Campos
Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, lidera o ranking das cidades no interior do estado com 13 captações de órgãos em 2022. Araruama, na Região dos Lagos, vem em segundo lugar, com 11 captações.
A Secretaria Municipal de Saúde de Campos, por meio do Programa Estadual de Transplante, do Norte Fluminense Transplantes, contabilizou em 2022 um total de 13 doações de múltiplos órgãos, superando os números do ano anterior, quando foram registradas 9 doações, ou seja, 44,5% a mais.
Araruama vem em segundo lugar com 11 captações.
Em Campos, as doações em 2022 possibilitaram que fossem realizados 13 transplantes de córnea; 12 de fígado; 8 de rins; duas peles; dois ossos e dois tendões, beneficiando 36 pessoas.
Já em 2021, foram nove doações, que ajudaram a salvar a vida de 32 pessoas, que receberam 10 córneas, 6 fígados e 16 rins.
Segundo o programa NF Transplantes, em novembro de 2022, em 24 horas, duas famílias autorizaram a doação de órgãos em Campos, beneficiando seis pessoas. Uma das doações atendeu uma receptora campista, de 68 anos, que recebeu um fígado.
O Norte Fluminense Transplantes é pioneiro nas ações e procedimentos pró-transplantes no interior do estado do Rio de Janeiro, junto ao Programa Rio Transplantes.
Para doar, o doador precisa anunciar a decisão aos seus familiares ou por autorização da família. Só é possível ser um doador se a pessoa tiver morte encefálica.
Ainda de acordo com o NF Transplantes, apenas algumas doenças, como alguns tipos de câncer e o HIV, impedem a doação. Para doar tecidos, além da morte encefálica, o doador pode ter tido morte com coração parado.

LEIA TAMBÉM

Companhia aérea encontra mala de Bia Haddad em Guarulhos após apelo nas redes sociais

A companhia aérea Swiss Airlines encontrou a mala que pertence à tenista Beatriz Haddad...

Fome atinge 8,4 milhões no Brasil, mostra estudo da ONU

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Um estudo de cinco agências da ONU mostra...

Corinthians retoma ‘plano Gabigol’ e espera parceiro por reforço de peso

SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O atual presidente do Corinthians, Augusto Melo, não desistiu do...