Vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 12 anos continua nesta sexta em Campos

Published on

Atendimento ocorre em sete postos, na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e no estande do Meio Ambiente. Neste último local, outras 10 vacinas de rotina estarão disponíveis para crianças, adolescentes e adultos. Pessoas acima de 12 anos podem se vacinar nesta sexta em diversos pontos, na cidade de Campos
César Ferreira/Prefeitura de Campos
A vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 12 anos continua em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, nesta sexta-feira (6).
O atendimento vai ocorrer em sete postos de saúde, com atendimento das 9h às 16h. Além da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho, das 11h às 20h e o estande do Meio Ambiente, localizado no Posto 6 da orla de Farol de São Tomé, das 10h às 15h. Em todos os locais o atendimento é por senha.
Além das vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura lembra que no estande do Meio Ambiente também está sendo realizada a atualização da caderneta de vacinas de rotina para crianças, adolescentes e adultos. Ao todo são mais de 10 vacinas disponíveis.
Quanto à Covid, além da primeira dose para quem ainda não se vacinou, também é aplicada a 2ª dose. No último caso, o interessado é preciso conferir a data marcada no cartão de vacinação ou ficar atento aos prazos de cada imunizante que são: quem vai receber a Pfizer o intervalo é de 30 dias entre uma dose e outra. A Prefeitura explica que adolescentes devem esperar 2 meses.
Já o intervalo para quem vai receber a Coronavac é de 28 dias e para quem vai receber a Astrazeneca é de oito semanas ou 2 meses.
A Prefeitura lembra o esquema das doses de reforço:
O 1º reforço (3ª dose) é para as pessoas com 12 anos ou mais, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto). O intervalo é de quatro meses ou mais. Com exceção dos adolescentes (12 a 17 anos), gestantes e puérperas, os maiores de 18 anos, irão receber o imunizante que tiver disponível. Os adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos com o esquema primário de duas doses e a dose adicional, também podem receber o primeiro reforço, desde que respeitado o intervalo de dois meses. Para receber a vacina é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
O 2º reforço (4ª dose) é aplicado para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que tenham recebido a terceira dose há quatro meses ou mais. As pessoas imunocomprometidas, que receberam as doses no esquema primário (1ª e 2ª doses), uma dose adicional e o primeiro reforço (3ª dose) há quatro meses, também serão vacinadas com a quarta dose, totalizando cinco doses da vacina.
Dose única: As pessoas que receberam a dose única da Janssen há dois meses ou mais, também podem receber o 1º reforço. Anteriormente, essa aplicação era feita com o mesmo imunizante, mas a nota técnica nº 192/2022 do Ministério da Saúde, determina que na falta da Janssen, o reforço pode ser feito com o imunizante que tiver disponível.
Confira no site da Prefeitura os demais públicos que podem ser vacinados e a relação dos postos.

LEIA TAMBÉM

Rainha-mãe da Tailândia morre aos 93 anos

A rainha-mãe da Tailândia faleceu “tranquilamente” em um hospital de Bangkok às 21h21 (horário...

Amazon vai usar IA para recomendar produtos para compra

Todos já ficamos indecisos na hora de fazer uma compra e, para quem enfrenta...

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/10/2025

Veja o que os astros revelam sobre o sábado de cada nativo do zodíaco