A praça São Pedro, no VAticano, ficou completamente ocupada, nesta quinta-feira (05), para o funeral de Bento XVI. Por conta da quantidade de pessoasl no loval, um esquema de segurança, com milhares de policiais foi montado.
Papa Francisco, que presidiu a cerimônia, pediu para que Bento “seja bem recebido por Deus”. “Bento, que sua alegria seja completa ao ouvir sua voz, agora e para sempre”, disse.
A cerimônia começou pontualmente às 5h30, no horário de Brasília. Em frente à basílica de São Pedro, fiéis se aglomeraram para as últimas homenagens antes do funeral.
Funeral de Bento XVI (Foto: Vatican News)
Autoridades mundiais também marcaram presença na cerimônia, é o caso do presidente húngaro, Viktor Orbán, que foi até o Vaticano para prestar homenagem ao Papa emérito Bento XVI. O político, inclusive, é conhecido como um defensor do catolicismo conservador.
Apenas líderes da Itália e da Alemanha foram convidados formalmente para a despedida. Representantes de outros países ou organizações puderam participar de forma privada.
Bento XVI morreu na véspera de ano novo, aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias.
Basílica de São Pedro durante o funeral de Bento XVI (Foto: Vatican News)
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [5h34 no horário de Brasília] no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter, mna ocasião.
Bento XVI será enterrado sob a basílica onde estão também os túmulos de outros papas.
The post Milhares de fiés acompanharam o funeral de Bento XVI appeared first on Super Rádio Tupi.