Home Destaque Mau hálito nem sempre é problema da boca. Pode ser ‘inimigo silencioso’

Mau hálito nem sempre é problema da boca. Pode ser ‘inimigo silencioso’

0
Mau hálito nem sempre é problema da boca. Pode ser ‘inimigo silencioso’

Hálito ‘frutado’ que não passa, pode ser sinal de diabetes tipo 1, uma doença crônica ‘silenciosa’ que atinge todas as idades e ambos os gêneros, alerta o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

A diabetes caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. A diabetes tipo 1 “é muito menos frequente”, começa por explicar a rede de saúde CUF.  “Resulta essencialmente da destruição súbita e irreversível das células pancreáticas, geralmente por inflamação autoimune.”

Face à ausência de produção de insulina, “o doente tem de administrar este hormônio de forma artificial por toda a vida”, lembra a Médis. 

O grupo Lusíadas Saúde acrescenta que “surge, na maioria das vezes, em crianças ou adultos jovens”. No entanto, ressalva, “pode surgir em qualquer idade. A influência genética e infecções virais na infância são fatores de risco. 

A que outros sintomas deve estar atento para evitar outras complicações, como pé diabético, doenças cardiovasculares, doença renal diabética e retinopatia diabética? Ei-los:

Sede excessiva e boca seca;
Ter sempre fome;
Cansaço;
Visão turva;
Urinar com muita frequência;
Infceções sucessivas;
Feridas que levam muito tempo para curar

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here