História Hoje: há 45 anos, turnê nos EUA marcava fim do Sex Pistols

Published on

A primeira passagem dos Sex Pistols pelos Estados Unidos também marcou o fim da banda. Em 5 de janeiro de 1978, o grupo britânico de punk rock deu início a uma viagem de 12 dias pelo território norte-americano. A imprensa considerou a turnê como um verdadeiro fracasso com um baixista que não se lembrava das músicas e um vocalista quase com falha na voz.

A Sex Pistols nasceu em Londres em 1975, com o vocalista Johnny Rotten, o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock na formação original. Considerados os pioneiros do punk rock no Reino Unido, eram provocativos.

Em 1977, no mesmo ano do Jubileu de prata da Rainha Elizabeth II, lançaram o single God Save The Queen. Apesar do título homônimo ao hino britânico, que em português quer dizer Deus salve a rainha, a música era uma crítica à monarquia britânica e gerou mal-estar com a coroa.

No ano seguinte, os Sex Pistols foram tocar na América pela primeira vez. Na época, o então baixista Sid Vicious sofria com o uso abusivo de drogas e a relação entre os integrantes era pouco amistosa. Em 14 de janeiro, os Sex Pistols fizeram seu último show em São Francisco, no California’s Winterland Ballroom.

A passagem pelos Estados Unidos, considerada desastrosa, colocou um ponto final na banda. Depois do rompimento, os integrantes voltaram a se reunir em 1996. Na época, em uma coletiva de imprensa, o cantor Johnny Rotten disse que ainda se odiavam furiosamente, mas que encontraram um motivo comum para se reunir: o dinheiro.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

LEIA TAMBÉM

Juventus abre conversas pela contratação de Galeno, do Porto e seleção

(UOL/FOLHAPRESS) - A Juventus demonstrou interesse na contratação do atacante Galeno, que chegou a...

Os esportes mais novos (e os mais antigos) das Olimpíadas modernas

De quatro em quatro anos, o mundo prende a respiração enquanto os atletas mais...

Homem morre afogado após cair de embarcação no Lago Paranoá

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um homem de 27 anos morreu afogado no Lago...