Cientistas desenvolvem vacina que pode eliminar e prevenir câncer

Published on

Foi desenvolvida, uma nova terapia celular de ação dupla, administrada em forma de vacina, cujo objetivo é eliminar tumores estabelecidos, assim como treinar o sistema imunitário para que consiga eliminar o tumor primário e ainda prevenir a recorrência do câncer.

Trata-se de uma investigação feita no Brigham and Women’s Hospital, membro fundador do sistema de saúde Mass General Brigham, no Reino Unido, e publicada na revista científica Science Translational Medicine.

“Usando a engenharia genética, estamos redirecionando as células cancerígenas para desenvolver uma terapêutica que mata as células tumorais e estimula o sistema imunitário a destruir tumores primários e prevenir o câncer”, explica Khalid Shah, líder do estudo.

Aliás, em comunicado, os investigadores dizem que a vacina foi testada em ratos, com câncer no cérebro, e os resultados foram muito promissores.

Agora, a missão dos cientistas é continuar a estudar e testar este efeito para conseguirem, no futuro, desenvolver uma vacina que poderá ser aplicada em humanos e que, “em última análise, terá um impacto duradouro na medicina”, acrescenta.