Home Rio de Janeiro Santuário Basílica de São Sebastião promove a 1ª benção dos Capuchinhos na Tijuca

Santuário Basílica de São Sebastião promove a 1ª benção dos Capuchinhos na Tijuca

0

Depois do Natal e das festas de Ano Novo, o carioca já tem agendado um encontro com os frades capuchinhos para entrar 2022 abençoado, protegido e ‘com o com pé direito’ como todos querem. No Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, Zona Norte do Rio, os preparativos para as bênçãos da primeira sexta-feira do ano (6), já estão em andamento, com as pastorais mobilizadas para o trabalho de um dia inteiro de missas e bênçãos dos barbudinhos, como também são conhecidos os frades integrantes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio de Janeiro.

Essas bênçãos acontecem tradicionalmente sempre na primeira sexta-feira de cada mês, mas a procura maior é na primeira sexta do ano, quando as esperanças se renovam no ano novo que se inicia.

A primeira missa será celebrada as 5h da manhã, seguida de celebrações de hora em hora com as bênçãos sendo concedidas com aspersão de água benta no pátio. A última missa será às 18h.

Aqueles que quiserem participar das missas deverão acessar o templo e, ao final da celebração, serão abençoados no pátio. Os que só forem apenas para a bênção não precisarão entrar na igreja. Neste dia a lojinha de produtos religiosos e a cantina estarão funcionando.

Frei Fidélis de Ávola instituiu as bênçãos na primeira sexta-feira do mês
De acordo com a história, tudo teve início em 1886. Naquela época, frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da então Igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, centro do Rio. A partir de então, os freis franciscanos capuchinhos passaram a dar a benção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Com o passar dos anos, o número de fiéis foi aumentando juntamente com a crença de se começar bem o novo ano abençoado por Deus, com essa bênção especial dada pelos “barbadinhos” na primeira sexta-feira de janeiro.

Ainda de acordo a história, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em 1931, a bênção passou a ser dada no Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos.

“As bençãos são dadas a todas as pessoas que acorrem aqui ao Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos desde o final de 1800, especificamente a partir de 1931, aqui na Tijuca. Após cada missa, de hora em hora, as pessoas recebem a água benta em sinal de proteção”, diz frei Jorge Luiz de Oliveira, reitor e pároco.

The post Santuário Basílica de São Sebastião promove a 1ª benção dos Capuchinhos na Tijuca appeared first on Super Rádio Tupi.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here