Rússia avança "sobre cadáveres dos seus próprios soldados" em Bakhmut

Published on

O general Valeriy Zaluzhny, líder do exército ucraniano, ofereceu uma atualização sobre a situação na cidade de Bakhmut, onde as forças russas continuam a fazer pressão sobre as tropas de Kiev. Segundo ele, a situação na linha de frente de combate é particularmente dura na região, reporta o jornal digital Ukrainska Pravda.

Em alguns casos, as tropas russas estão, inclusive, a “avançar sobre os cadáveres dos seus próprios soldados”, no decorrer dos seus esforços para conquistar a cidade. Ainda assim, as forças ucranianas na zona estão conseguindo resistir às investidas dos militares do Kremlin, garantiu a mesma fonte.

Recorde-se que Bakhmut tornou-se um alvo-chave para a Rússia, uma vez que se encontra numa linha estratégica de abastecimento entre as regiões vizinhas de Lugansk e Donetsk. 

Assim sendo, as tropas de Moscou esperam que a sua conquista possa fazer da cidade uma plataforma a partir da qual seja possível lançar uma ofensiva mais ampla sobre território ucraniano – numa altura em que os avanços russos no terreno têm sido bastante reduzidos. 

Por sua vez, o comandante das Forças Armadas da Ucrânia acrescentou que as tropas que lidera conseguiram “manter as posições perto de Avdiivka”, em Donetsk, “e continua controlando medidas contraofensivas”.

E acrescentou: “Estamos mantendo as linhas defensivas na frente de combate em Zaporíjia em segurança, e fazendo esforços para proteger a cidade de Kherson dos ataques russos, principalmente a população local e as instalações de infraestruturas críticas”.

O general Valeriy Zaluzhny garantiu ainda que a “situação na fronteira com a República da Bielorrússia está totalmente controlada”, apesar dos receios de que uma eventual ofensiva possa partir dessa mesma zona fronteiriça.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, matou já, pelo menos, 6.884 civis, com outros 10.947 a terem ficado feridos, segundo os cálculos mais recentes da ONU (Organização das Nações Unidas).

 

LEIA TAMBÉM

Seleção feminina perde do Japão e disputa 3º lugar na Liga das Nações de vôlei

Após uma campanha perfeita, com 13 vitórias em 13 jogos na Liga das Nações,...

Lando Norris desbanca Vertappen e conquista a pole no GP da Espanha de F-1

Lando Norris conseguiu superar um susto para conquistar a pole para o GP da...

Pais de criança com doença rara acionam Justiça para que União compre remédio de R$ 15 mi

PATRÍCIA PASQUINISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A família de Murilo Gabriel Costa Nascimento, 4,...