Prefeitura e Polícia Civil investigam envenenamento de árvores no Centro de Nova Iguaçu

Published on

A Prefeitura de Nova Iguaçu está investigando o envenenamento de sete árvores na Rua Otávio Tarquino, localizada no Centro do município da Baixada Fluminense. O caso foi denunciado por comerciantes da região no fim do ano passado.

- Publicidade -

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, equipes da Guarda Ambiental foram ao local para checar a denúncia e constataram que sete Oitis haviam sido perfurados por ação humana. Uma substância tóxica ainda não identificada foi injetada nas árvores, provocando a contaminação das raízes e a morte de três delas.

Por meio de nota, a Prefeitura de Nova Iguaçu informou que os demais Oitis estão passando por um tratamento para tentar evitar a continuidade da queda de folhas.

As árvores também estão sendo monitoradas por um engenheiro florestal para fazer a apuração do caso. Os Oitis receberam ainda uma “gola” de proteção ao redor do tronco e as perfurações foram fechadas com auxílio de um material que não agride as árvores.

Parte do material injetado foi recolhido de um tronco e foi encaminhado para exames no laboratório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ).

Replantio das árvores

Segundo a prefeitura, o ataque traz muitos prejuízos à cidade, já que os oitis são árvores frondosas, que produzem muitas sombras, importantes em uma área urbana da cidade.

Para compensar as perdas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará o replantio de 190 ávores, em celebração ao aniversário de 190 anos do município de Nova Iguaçu.

“Em resposta a este crime contra o meio ambiente, a Prefeitura de Nova Iguaçu, em conjunto com comerciantes e população que trabalha e circula pelo Calçadão, irá promover um plantio de 190 novas árvores, numa alusão ao aniversário da cidade, que se dará no dia 15 de janeiro”, afirmou o secretário de Meio Ambiente Fernando Cid.

Imagens de câmeras de segurança próximas ao local do crime também foram solicitadas e serão enviadas à Polícia Civil. O caso será investigado pela 52ª DP (Nova Iguaçu).

Fotos: Divulgação

The post Prefeitura e Polícia Civil investigam envenenamento de árvores no Centro de Nova Iguaçu appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

“Até que enfim”. Após 50 anos juntos, casal de idosos oficializa união

Após 50 anos juntos, um casal de idosos oficializou sua união no sábado, em...

São Gonçalo reforça orientações a pacientes ostomizados

O Dia Nacional dos Ostomizados, celebrado neste domingo, 16 de novembro, terá palestra de...

Colisão entre dois carros provoca capotamento na Presidente Kennedy, em São Gonçalo

Uma colisão entre dois carros causou um capotamento na noite deste sábado (15), na...