Papa elogia Bento XVI e Vaticano se prepara para funeral

Published on

O Vaticano viveu nesta quarta-feira (4) momento inusitado, no qual um papa vivo falava com fiéis em uma parte da pequena cidade-Estado, enquanto outros, a curta distância, homenageavam um ex-pontífice falecido.

O papa Francisco realizou sua audiência geral em um grande salão moderno, evento rotineiro para uma quarta-feira.

“Gostaria que nos uníssemos àqueles, aqui ao nosso lado, que prestam homenagem a Bento XVI”, disse Francisco a milhares de pessoas no início da audiência.

Francisco, de 86 anos, que presidirá o funeral de Bento XVI nesta quinta-feira, chamou o antecessor de “grande mestre da catequese”.

Bento, teólogo imponente para os católicos conservadores incomodados com o papado mais progressista de Francisco, tornou-se, em 2013, o primeiro papa em 600 anos a renunciar, em vez de cumprir a função pelo restante de sua vida.

Mais ou menos ao mesmo tempo em que Francisco falava, a apenas algumas dezenas de metros de distância, as grandes portas da Basílica de São Pedro estavam sendo abertas ao público para o terceiro e último dia do velório de Bento XVI.

Até a noite dessa terça-feira, cerca de 135 mil pessoas haviam passado para homenagear o papa emérito, cujo corpo jazia, sem nenhuma insígnia papal, diante do altar principal da basílica.

A decisão de não incluir a insígnia durante a exibição pública parece ter sido tomada para deixar claro que ele não era mais papa quando morreu no último sábado (30), aos 95 anos.

More like this

Mulher fica em estado grave após ser atingida por ácido no Paraná

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A jovem Isabelly Aparecida Ferreira Moro, 23, está...

Atacantes marcam e Grêmio vence jogo-treino com a Portuguesa de olho na Libertadores

Renato Gaúcho não esconde de ninguém que a falta de ritmo de jogo é...

Tony Ramos já consegue caminhar e se recupera bem, segundo novo boletim médico

O ator Tony Ramos, de 75 anos, permanece internado no hospital Samaritano Botafogo, na...