Niterói sedia 1º encontro de capoeira com acessibilidade

Published on

 


Encontro será o primeiro evento de capoeira acessível com tradução em libras na cidade


|  Foto:
Divulgação


  

No dia 14 de janeiro, a partir das 9h, a cidade de Niterói vai receber o 1º Encontro de Capoeira  Acessível e Inclusiva, organizado pelo Instituto Gingas. O evento, que será realizado no Clube Gragoatá, vai reunir roda de capoeira, troca de cordas (graduação), palestras e muitas atividades, tudo com tradução simultânea em libras e garantia de acessibilidade.

Às 9h, terá uma acolhida para os participantes e 9h30min será feita uma roda de conversa com o Mestre Russo sobre aspectos da capoeira. Às 10h, está marcado o batizado com entrega de cordas representando as primeiras graduações da arte, para em seguida, a confirmação de Mestria, que é um momento onde se reafirma a trajetória de um mestre já reconhecido pela comunidade. 

O idealizador do Instituto Gingas, David Bassous, mais conhecido como Mestre Bujão, percebeu a necessidade de tornar a capoeira algo acessível e criou o projeto DinDownDown, que também é um ponto de cultura fomentado pela Secretaria Municipal das Culturas de Niterói. O ponto de cultura é um braço do Gingas e abrange um público que muitas vezes não teria acesso à cultura e à capoeira.

Serão esses capoeiristas que vão trocar de corda (graduação) e serem batizados no evento. O DinDownDown tem foco nas Pessoas com Deficiência (PcD).

O Encontro será o primeiro evento de capoeira acessível com tradução em libras em Niterói. “A ideia é fortalecer o entendimento de que a capoeira deve ser para todas as pessoas, independente das formas de se locomoverem, se integrarem na sociedade e de resolverem os seus problemas. Toda pessoa tem o direito de se expressar através da cultura. Meu objetivo é concretizar a acessibilidade cultural através da capoeira onde o ser humano seja mais importante que títulos e vaidades, afinal de contas o maior fundamento da capoeira, no meu ponto de vista, é a liberdade”, explicou o Mestre Bujão, coordenador anfitrião do Encontro.

O Clube Gragoatá fica na Rua Coronel Tamarindo, 69, no bairro Gragoatá em Niterói.

More like this

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

Um menino de 6 anos de idade foi resgatado de um apartamento em chamas,...

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a influenciadora digital Ana Paula Marçal,...

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

Um estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmou a circulação do vírus...