Contra a pressão arterial elevada, coma ‘isto’ duas vezes por semana

Published on

Todos sabemos que as recomendações para o melhor controle da pressão arterial incluem uma alimentação equilibrada. O que talvez não saiba é que, segundo um especialista, o consumo de determinados alimentos duas vezes por semana pode ajudar.

Brian Fisher, da Evergreen Life, recomenda o consumo de vegetais e peixes gordos pelo menos duas vezes por semana. “Há estudos que sugerem que os ácidos gordos ômega 3, o magnésio e a resistência à insulina podem fazer parte do quadro da hipertensão”, explicou ao jornal Daily Express. Contudo, “é necessária mais investigações para perceber até que ponto”.

“O melhor conselho é seguir uma dieta diária rica em frutos secos, frutas, sementes, uma grande variedade de vegetais e peixe gordo duas a três vezes por semana, e, por outro lado, reduzir o consumo dos hidratos de carbono refinados, tais como pão branco, massa branca e arroz branco”, afirma.

O especialista acrescenta também que deve reduzir o consumo de álcool e aumentar a ingestão de potássio.

Estou em risco?

Categorias da pressão arterial:

Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 – 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg

“Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80”, pode ler no portal da rede de saúde CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, “a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e ‘expulsa’ o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150”.

 

LEIA TAMBÉM

Nottingham Forest leva multa de R$ 5,5 milhões por insinuações ao VAR em rede social

O Nottingham Forest pagou caro por uma mensagem inflamada contra a arbitragem postada em...

Felipe Melo diz que se aposenta em 2025, mas quer renovar para jogar Mundial com Fluminense

Em suas redes sociais, Felipe Melo revelou que pretende se aposentar no fim de...

Inmet dispara alerta laranja para tempestades no País

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para tempestades para...