Contra a pressão arterial elevada, coma ‘isto’ duas vezes por semana

Published on

Todos sabemos que as recomendações para o melhor controle da pressão arterial incluem uma alimentação equilibrada. O que talvez não saiba é que, segundo um especialista, o consumo de determinados alimentos duas vezes por semana pode ajudar.

Brian Fisher, da Evergreen Life, recomenda o consumo de vegetais e peixes gordos pelo menos duas vezes por semana. “Há estudos que sugerem que os ácidos gordos ômega 3, o magnésio e a resistência à insulina podem fazer parte do quadro da hipertensão”, explicou ao jornal Daily Express. Contudo, “é necessária mais investigações para perceber até que ponto”.

“O melhor conselho é seguir uma dieta diária rica em frutos secos, frutas, sementes, uma grande variedade de vegetais e peixe gordo duas a três vezes por semana, e, por outro lado, reduzir o consumo dos hidratos de carbono refinados, tais como pão branco, massa branca e arroz branco”, afirma.

O especialista acrescenta também que deve reduzir o consumo de álcool e aumentar a ingestão de potássio.

Estou em risco?

Categorias da pressão arterial:

Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 – 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg

“Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80”, pode ler no portal da rede de saúde CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, “a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e ‘expulsa’ o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150”.

 

LEIA TAMBÉM

NFL quer voltar ao Brasil em 2025, e São Paulo tem concorrência para receber jogo

Após o primeiro jogo da National Football League (NFL) no Brasil, classificado como um...

Conmebol divulga horário e local da final da Libertadores Feminina

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Conmebol definiu na tarde desta quinta-feira (17) o...

Tempestade prevista para sexta (18) deve atingir todo o estado de SP, com ventos de 60 km/h

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A região metropolitana de São Paulo deve enfrentar um...