Cabo Verde é o primeiro país a adotar o nome de Pelé em um estádio após sua morte

Published on

Em uma das muitas homenagens póstumas a Pelé, Cabo Verde irá alterar o nome do Estádio Nacional de Cabo Verde, localizado em Praia, capital do país africano, para “Estádio Pelé”. A iniciativa segue o pedido feito por Gianni Infantino e da Fifa durante o velório do jogador nesta semana para que todos os países-membros da entidade batizem ao menos um estádio em cada país em homenagem ao Rei do Futebol.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, em mensagem nas redes sociais. “Cabo Verde e Brasil têm uma história e uma cultura que andam de mãos dadas, visto que são dois países irmãos, ligados pela língua e identidades muito semelhantes”, afirmou. “Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações.”

Construído em 2010 e inaugurado em 2014, o estádio tem capacidade para 15 mil pessoas e é a casa da seleção nacional de Cabo Verde, país membro da comunidade lusófona. “Como homenagem e reconhecimento a esta figura que engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como ‘Estádio Pelé’, numa iniciativa à qual, acredito, que vários países pelo mundo nos acompanharão”, afirmou o primeiro-ministro.

Durante o velório de Pelé, realizado nesta semana em Santos, Gianni Infantino, presidente da Fifa, expressou o desejo da entidade para que todos os seus países-membros tivessem ao menos um estádio em homenagem ao Rei do Futebol. O órgão que rege o futebol mundial também renomeou o campo de futebol em sua sede para “Estádio Pelé-Fifa Zurique”.

“Vamos homenagear o Rei como ele merece. Por esse motivo, pedimos um minuto de silêncio em todos os estádio e agora também vamos pedir a todas as federações no mundo inteiro que batizem um estádio de cada país com o nome de Pelé, porque os jovens têm que saber e lembrar quem ele era”, disse Infantino. No Brasil, o Estádio Rei Pelé, localizado na cidade de Maceió, recebe o nome do jogador e é utilizado pelo CRB e CSA.

“Já comunicamos a nossa intenção à Fifa, porque foi essa entidade que lançou o desafio (de nomear um estádio em homenagem a Pelé) e esperamos poder realizar este ato simbólico em breve”, contou o primeiro-ministro de Cabo Verde.

More like this

Pai de Verstappen revela tensão na Red Bull e teme ‘racha’ como desdobramento do ‘caso Horner’

Christian Horner, chefe da Red Bull, tem deixado um clima tenso na equipe após...

Presidente da FIFA se opõe ao cartão azul

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A proposta de introduzir o cartão azul no futebol...

Homem rouba correntes de ouro, engole e é preso no mar em Salvador

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um homem foi preso dentro do mar apontado como...