Niterói terá primeiro evento de capoeira totalmente acessível

Published on

A cidade de Niterói vai receber no próximo dia 14 de janeiro a partir das 9h, o 1º Encontro de Capoeira Acessível e Inclusiva, organizado pelo Instituto Gingas. O evento, que será realizado no Clube Gragoatá, vai reunir roda de capoeira, troca de cordas (graduação), palestras e muitas atividades, tudo com tradução simultânea em libras e garantia de acessibilidade.

Às 9h terá uma acolhida para os participantes e 9h30min será feita uma roda de conversa com o Mestre Russo sobre aspectos da capoeira. Às 10h está marcado o batizado com entrega de cordas representando as primeiras graduações da arte, em seguida às 11h haverá a confirmação de Mestria que é um momento onde se reafirma a trajetória de um mestre já reconhecido pela comunidade.

O idealizador do Instituto Gingas, David Bassous, mais conhecido como Mestre Bujão, percebeu a necessidade de tornar a capoeira algo acessível e criou o projeto DinDownDown, que também é um ponto de cultura fomentado pela Secretaria Municipal das Culturas de Niterói. O ponto de cultura é um braço do Gingas e abrange um público que muitas vezes não teria acesso à cultura e à capoeira.

Serão esses capoeiristas que vão trocar de corda (graduação) e serem batizados no evento. O DinDownDown tem foco nas Pessoas com Deficiência (PcD).

O Encontro será o primeiro evento de capoeira acessível com tradução em libras em Niterói. “A ideia é fortalecer o entendimento de que a capoeira deve ser para todas as pessoas, independente das formas de se locomoverem, se integrarem na sociedade e de resolverem os seus problemas. Toda pessoa tem o direito de se expressar através da cultura. Meu objetivo é concretizar a acessibilidade cultural através da capoeira onde o ser humano seja mais importante que títulos e vaidades, afinal de contas o maior fundamento da capoeira, no meu ponto de vista, é a liberdade”, explicou o Mestre Bujão, coordenador anfitrião do Encontro.

O Clube Gragoatá fica na Rua Coronel Tamarindo, nº 69, no bairro Gragoatá em Niterói.

The post Niterói terá primeiro evento de capoeira totalmente acessível appeared first on Super Rádio Tupi.

More like this

Lucas Buda tranquiliza fãs e se pronuncia após assalto

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ex-BBB Lucas Buda se pronunciou neste domingo (26)...

James Rodríguez não treina e é liberado pelo São Paulo para se apresentar à Colômbia

O São Paulo realizou neste domingo mais uma atividade visando o duelo com o...

Família tem infecção parasitária nos EUA após comer carne de urso

Seis pessoas foram diagnosticadas com triquinelose, uma doença parasitária zoonótica, após consumirem espetinhos de...