Indústria de veículos tem melhor dezembro em dois anos no país

Published on

A indústria de veículos terminou 2022 com o melhor mês em vendas dos últimos dois anos, conseguindo assim praticamente repetir, no balanço final do ano, o total vendido em 2021. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 216,9 mil unidades foram vendidas em dezembro, um volume não visto em um mês desde dezembro de 2020, quando 244 mil veículos foram licenciados no País.

- Publicidade -

O volume supera em 6,3% as vendas de novembro. Frente a dezembro de 2021, o mercado de veículos zero quilômetro mostrou crescimento de 4,8%. Com isso, 2022 acabou com 2,1 milhões de veículos vendidos nos 12 meses de 2022, praticamente estacionado, com leve queda de 0,7%, no número do ano anterior, quando os emplacamentos somaram 2,12 milhões de unidades.

Obtidos pelo Estadão com fontes da indústria, os números estão sujeitos a pequenos ajustes nos balanços a serem divulgados até o fim desta semana pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, e pela Anfavea, representante das montadoras.

Depois de o mercado terminar o primeiro semestre com queda de 14,5%, a melhora da oferta de automóveis, graças à distensão da crise de abastecimento, permitiu a reação das vendas nos últimos meses.

As paradas de fábricas, motivadas pela escassez global de componentes eletrônicos, tornaram-se menos constantes em meio à desaceleração das economias desenvolvidas, que aliviou a demanda por peças, além da normalização do transporte marítimo dos materiais, depois do caos logístico provocado pelo fechamento do porto de Xangai por dois meses.

Com isso, as montadoras conseguiram atender melhor, principalmente, os pedidos das locadoras, que formaram longas listas de espera durante o período de maior aperto na oferta. O volume destinado às frotas ajudou a compensar os efeitos no varejo do crédito mais caro e restrito.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

LEIA TAMBÉM

Homem é preso com pistola no Arrastão, em São Gonçalo

Policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 7ºBPM (São Gonçalo) prenderam um homem...

Golpe: Moraes vota para tornar 10 denunciados em réus e rejeita denúncia contra 2 militares

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu parcialmente a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o núcleo 3 da tentativa de golpe de Estado. O relator da ação votou, nesta terça-feira (20/5), para transformar em réus apenas 10 dos 12 denunciados para trama. Para o magistrado, o general Nilton Diniz Rodrigues The post Golpe: Moraes vota para tornar 10 denunciados em réus e rejeita denúncia contra 2 militares appeared first on Super Rádio Tupi.

Luxo absurdo! Aniversário da filha de Justus tem tirolesa inacreditável!

Vicky Justus, filha de Roberto Justus e Ana Paula Siebert, celebrou seu quinto aniversário de forma inesquecível. A festa, inspirada no clássico conto ‘Peter Pan’, encantou a todos os presentes com uma decoração rica em detalhes e momentos mágicos. A pequena aniversariante surpreendeu ao fazer uma entrada espetacular, vestida como a personagem Sininho, sobrevoando os The post Luxo absurdo! Aniversário da filha de Justus tem tirolesa inacreditável! appeared first on Super Rádio Tupi.