Cientistas descobrem que vacina contra a gripe reduz risco de AVC

Published on

A vacina contra a gripe também pode ser eficaz na redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC). Um estudo realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá, analisou registros de saúde de mais de quatro milhões de pessoas ao longo de nove anos.

- Publicidade -

“A vacina contra a gripe é conhecida por reduzir o risco de ataque cardíaco e hospitalização em pessoas com doenças cardíacas. Queríamos descobrir se a vacina tem as mesmas qualidades de proteção para os que estão em risco de AVC”, começa explicando o médico Michael Hill, um dos autores do estudo, à revista SciTechDaily.

O risco de AVC acabou sendo menor em pessoas que tinham sido vacinadas há pouco tempo com a vacina anual contra a gripe. “É algo transversal a todos os adultos e não apenas para aqueles com alto risco de sofrer um acidente vascular.”

Segundo a investigação, o risco acabou sendo menor nos primeiros seis meses após a infecção. “Prevenir ou reduzir a gravidade da gripe é um fator de proteção, principalmente para o AVC. Beneficiaram tanto homens e mulheres e que houve uma clara redução no risco com o aumento da idade”, continua Michael Hill.

 

LEIA TAMBÉM

A maquiagem Clean Girl é a única tendência que realmente valoriza a beleza da sua pele

A maquiagem conhecida como “Clean Girl”, associada à imagem de Hailey Bieber, ganhou espaço nas redes sociais como um estilo de beleza mais natural, leve e discreto. A proposta é realçar traços já existentes, priorizando poucos produtos, pele luminosa e aparência de frescor, mas também levantando debates sobre padrões de beleza e inclusão. O que

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 27/12/2025

Veja o que os astros revelam sobre sábado de cada nativo do zodíaco

O limão-siciliano pode produzir cedo em casa com cuidado simples

Ter um limão-siciliano no quintal costuma despertar curiosidade sobre como fazer a planta florescer e produzir mais cedo. Apesar de ser uma espécie rústica, o Citrus limon responde de forma direta aos cuidados com solo, luz, rega e nutrição, e pequenos ajustes nesses pontos podem antecipar a frutificação e garantir limões grandes, com casca perfumada