Chile/Boric afirma que tratou de integração e Venezuela em reunião com Lula

Published on

O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que discutiu, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a integração entre os dois países e também a situação da Venezuela. O mandatário chileno destacou ainda que ele e Lula trocaram convites para visitas de Estado.

“Temos muito trabalho e desafios conjuntos”, afirmou ao sair de reunião bilateral com Lula no Palácio do Itamaraty, em Brasília. “Apresentamos uma proposta para trabalhar em torno da presidência do BID, que é exercida pelo Brasil, para que tenhamos um programa para as classes médias empobrecidas na América Latina no contexto da pandemia.”

Boric disse que Chile e Brasil querem fortalecer mecanismos multilaterais da América do Sul, como a Celac e a Unasul. Diante disso, foi questionado sobre como os países veem a situação da Venezuela, que foi suspensa de mecanismos multilaterais nos últimos anos. O Brasil retomou relações com a Venezuela com a chegada de Lula ao Planalto.

“Conversamos da importância da solução para a crise que vive a Venezuela no último ano, e sobre a importância de que se reincorpore nos mecanismos multilaterais”, comentou. “Uma das questões é justamente como a Venezuela se reincorpora no contexto sul americano, e em como garantimos que o processo de 2024 seja totalmente legítimo e tenha uma garantia para todos os atores”, acrescentou.

O presidente chileno afirmou ainda que ele e Lula compartilharam entre si convites para visitas de Estado. Ele não deu detalhes, porém, sobre possíveis datas.

LEIA TAMBÉM

Dono da SAF do Cruzeiro entrará na Justiça contra o Inter por dívidas: ‘não pagam ninguém’

Virou moda e mais um dirigente resolveu cobrar dívidas de um adversário do País...

NFL quer voltar ao Brasil em 2025, e São Paulo tem concorrência para receber jogo

Após o primeiro jogo da National Football League (NFL) no Brasil, classificado como um...

Ruins ou perturbadores? Filmes que fizeram as pessoas abandonarem as salas de cinema

Alguns filmes ultrapassam os limites com conteúdo chocante, enquanto outros fracassam com enredos confusos...