‘Dry January’: os benefícios de não beber álcool durante um mês

Published on

Nunca ouviu falar da ‘Dry January’? Trata-se de uma campanha de saúde global e que incentiva as pessoas a deixar de beber álcool durante o primeiro mês do ano. Para entender quais são, realmente, os benefícios deste ‘desafio’, a cada semana, o jornal britânico Metro falou com alguns especialistas. 

Primeira semana 

Niall Campbell, médico e especialista em vícios do Priory Group, um provedor de instalações de saúde mental, no Reino Unido, explica que na primeira semana o sono melhora. 

Algo que acontece porque com a influência do álcool até se pode adormecer rápido, mas não se cumprem algumas fases importantes do sono, fazendo com que só “consiga um a dois ciclos de sono, em vez dos seis a sete ciclos recomendados por noite”. Até pode ter mais dificuldade a adormecer, no entanto, mesmo dormindo menos horas vai descansar melhor. 

Além disto, na primeira semana, o corpo também vai ficar mais hidratado já que “ao beber álcool, se perde cerca de quatro vezes mais líquidos do que realmente se consumiu”. Estar mais hidratado é algo benéfico para o cérebro, concentração e bem-estar geral. 

Segunda semana 

Como o álcool irrita o estômago, é provável que comece a ter menos com problemas digestivos, dores no estômago e náuseas. O médico diz ainda que, na segunda semana, também se começa a  perder algum peso já que não se consomem as calorias “vazias” do álcool.

Terceira semana 

Nesta fase é muito provável que os níveis de pressão arterial diminuam. Algo muito importante porque ajuda a prevenir problemas de saúde graves, como enfarte do miocárdio e outras doenças cardiovasculares, diz o médico.

Quarta semana 

Quando chegar ao fim do mês vai começar a ver algumas diferenças no seu aspeto físico. “Os seus níveis de hidratação elevados terão um efeito positivo na sua pele. Como mais água foi absorvida em vez de desperdiçada, é provável que tenha uma pele com aparência mais hidratada, além de caspa e eczema reduzidos”. 

Além disto, “remover o álcool da sua dieta também pode ajudar a melhorar a sua função hepática, porque o seu fígado começará a eliminar o excesso de gordura”.

LEIA TAMBÉM

Seleção feminina perde do Japão e disputa 3º lugar na Liga das Nações de vôlei

Após uma campanha perfeita, com 13 vitórias em 13 jogos na Liga das Nações,...

Lando Norris desbanca Vertappen e conquista a pole no GP da Espanha de F-1

Lando Norris conseguiu superar um susto para conquistar a pole para o GP da...

Pais de criança com doença rara acionam Justiça para que União compre remédio de R$ 15 mi

PATRÍCIA PASQUINISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A família de Murilo Gabriel Costa Nascimento, 4,...