Conheça Ricardo Stuckert, fotógrafo de Lula desde 2003

Published on

 


Ricardo Stuckert entrou para o time da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


|  Foto:
Reprodução/Instagram


Ricardo Stuckert, fotógrafo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) há vinte anos. Responsável pelos cliques emblemáticos de Lula durante sua carreira. Do cumprimento a um menino negro no interior da Bahia em 2006, a prisão do na época ex-presidente em 2018, a benção dada pelo Papa Francisco em 2020 e sua comemoração ao vencer as eleições em 2022, todas essas imagens foram registradas por Stuckert.

O braço direito de Lula, passa a ter um espaço na nova administração do presidente, entrando no time da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que é comandado por Paulo Pimentel (PT-RS). Ricardo Stuckert irá trabalhar na secretaria de audiovisual da Secom.

Stuckert foi diretor de fotografia do documentário “Democracia em Vertigem”, do cineasta Petra Costa, indicado ao Oscar em 2020, filme que contou os bastidores da ascensão e queda de Dilma Rousseff e do processo de julgamento de Lula no âmbito da Operação Lava Jato. Além disso, Stuckert é conhecido por fotografar etnias dos povos originários.


Documentário está no serviço de live streaming da Netflix


|  Foto:
Reprodução/Netflix

Ricardo Stuckert é responsável pelas fotos das três posses presidenciais passadas por Lula, a mais recente sendo a do dia 01/01/2023.

Sobre o cargo, Ricardo passa a ser responsável por conduzir o processo seletivo de candidatos brasileiro no prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, no Oscar, a composição da Comissão Especial de Seleção é feita pela Academia Brasileira de Cinema. Além disso, ele acompanhará a fiscalização dos projetos no âmbito da Lei Rouanet. A supervisão do contrato de gestão da Cinemateca Brasileira é responsabilidade da secretaria que Stuckert faz parte, assim como editais, programas de fomento e difusão do audiovisual, prêmios e parcerias também fazem parte dessa comissão.

Outro trabalho do fotógrafo de Lula foi o livro “O Brasil no mundo: 8 anos de governo Lula”. A publicação contém 747 fotografias que retratam a atuação de Lula como presidente, principalmente em viagens internacionais e missões diplomáticas.


Livro lançado mostra fotos de Lula em ações presidenciais


|  Foto:
Divulgação/Ricardo Stuckert

Ricardo Stuckert chamou atenção da internet durante a posse, aguçando a atenção do povo e claro que ele virou meme nas redes sociais. Ao ser flagrado correndo do lados dos seguranças de Lula, para captar uma boa foto, ele virou alvo de piadas online.

o ricardo stuckert 🗣🗣🗣 pic.twitter.com/vDXjIz15Wq

— fernanda • (@fernandasousap) January 1, 2023

Alguns usuários do Twitter compararam Stuckert com o ator Keanu Reeves, durante filme de ação.

O @ricardostuckert na posse. #PosseDoLula pic.twitter.com/WMnPwFLlS4

— O Menino do Trem (@blogdodourado) January 1, 2023

Já outros só quiseram brincar com a correria feita pelo fotógrafo. Confira alguns memes.

O Ricardo Stuckert pic.twitter.com/3dX8OzOqQ4

— Davi Tavares (@davitavareslima) January 1, 2023

Muito se fala do Rolls Royce, ou dos seguranças correndo 1,4km de terno, mas o fotógrafo oficial do Lula fez isso tudo com 2 câmeras com pesadas lentes tele e pilotando um drone. pic.twitter.com/xigKzMQamo

— Eduardo Duda Silva (@dudasilva) January 1, 2023

Lula dê um aumento pro Ricardo Stuckert imediatamente pic.twitter.com/UTAsgMqPLN

— Marion (@Marioff___) January 1, 2023

More like this

Mulher morre e homem fica ferido após casa desabar em cima de carro no Rio

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma mulher morreu e o marido dela ficou ferido...

Corinthians é eliminado do Paulistão mesmo após vitória sobre o Santo André

O Corinthians fez a sua parte ao bater o Santo André por 3 a...

Pai, filho e piloto morrem em queda de aeronave na Bahia

Três pessoas morreram, este sábado (2), após a queda de um avião no município...