Baleias encalham e causam pânico em praia da Região dos Lagos

Published on

 


Banhista se assustaram achando se tratar de um ataque tubarão


|  Foto:
Reprodução

 

Três baleias encalharam e causaram um verdadeiro alvoroço neste sábado (31) na Prainha, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Ao verem os animais e uma mancha escura, parecendo sangue, muitos banhistas que estavam no local começaram a correr.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que homens, mulheres e crianças se assustam com a presença das baleias. Alguns até tentaram ajudar os animais a retornarem para a água. 

 


Banhista gravaram o momento
Rede Social

  

Segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funtec), uma equipe foi enviada ao local para verificar a situação, não encontrando mais as baleias, acreditando, assim, que elas voltaram para o mar.

Os agentes estão verificando o que pode ter causado o encalhe e confirmaram que não havia nenhum tubarão no local. 

Confira a nota completa

“A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Fundação do Meio Ambiente (FUNTEC) esclarece que os animais que encalharam na Prainha, neste sábado (31) não se trata de tubarão e sim de cetáceos odontocetos que são espécies de baleias.

A FUNTEC informa ainda sobre a importância de não se aproximar dos animais encalhados e não tocar neles para evitar acidentes e manter a segurança de todos. Nesses casos o mais aconselhável é aguardar a chegada de equipes especializadas para ajudar o animal. 

As equipes já estão apurando todas as informações para saber o que levou os animais ao encalhe. De acordo com o biólogo especialista em cetáceos, Marcelo Tardelli, é muito provável que a espécie seja cachalote anão. Se confirmada, é a primeira vez que essa baleia aparece em Arraial e é considerada uma espécie rara, sendo um importante registro para a ciência. 

Lembrando que em 2012 aconteceu um encalhe em massa de golfinhos no mesmo local”.

More like this

Monteiro ganha duelo brasileiro com Meligeni e Rafael Matos vai à semi em duplas no Rio Open

A maior experiência se fez valer e Thiago Monteiro será mais um representante do...

InfoGripe indica manutenção do aumento da covid-19 no Centro-Sul

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para a manutenção da tendência de aumento do...

Filho de Eliza Samudio assina 1º contrato com o Athletico-PR no dia do aniversário da mãe

Filho de Eliza Samudio, Bruninho Samudio assinou, aos 14 anos, seu primeiro contrato com...