Governo proíbe uso de animais em pesquisas sobre cosméticos

Published on

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Concea (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal) proibiu o uso de animais, exceto seres humanos, na realização de pesquisa para desenvolvimento de cosméticos, produtos de higiene e perfumes.

- Publicidade -

O órgão é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º).

A medida afirma que é obrigatória no Brasil a adoção de métodos alternativos que reduzam o uso de animais nesse tipo de estudo.

“Fica proibido o uso de animais vertebrados, exceto seres humanos, em pesquisa científica e no desenvolvimento e controle da qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que utilizem em suas formulações ingredientes ou compostos com segurança e eficácia já comprovadas cientificamente”, diz a norma.

No fim do ano passado, o Senado Federal já havia aprovado um projeto similar. A matéria, porém, ainda está na Câmara.

A aprovação da medida no Legislativo poderia reforçar a proibição ao uso de animais, mas a norma do Concea já tem o poder de vetar essa possibilidade.

O veto ao uso de animais nessas pesquisas é defendido por diversas organizações não governamentais que militam na causa animal.

LEIA TAMBÉM

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/02/2025         

Veja o que os astros revelam sobre a quarta-feira de cada nativo do zodíaco      The post Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/02/2025          appeared first on Super Rádio Tupi.

Macaé está com inscrições abertas para aulas de informática básica 60+; saiba como participar

Curso, com duração de três meses, será oferecido para...

Com cabelão, Regina Duarte foi detonada em ‘História de Amor’: ‘Favelada’

A atriz na época viveu sua primeira Helena em uma trama de Manoel Carlos The post Com cabelão, Regina Duarte foi detonada em ‘História de Amor’: ‘Favelada’ appeared first on Super Rádio Tupi.