Comissão de Saúde da Alerj vai discutir internação involuntária em instituições psiquiátricas

Published on

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (01/03), a realização de uma audiência pública, no próximo dia 15 de março, para avaliação dos instrumentos de fiscalização durante a internação de pacientes em estabelecimentos psiquiátricos. A iniciativa ocorre após o caso da idosa sequestrada pela própria filha e internada contra sua vontade em duas instituições psiquiátricas de Petrópolis, na Região Serrana, onde várias exigências legais parecem ter sido desrespeitadas. A audiência pública acontecerá a partir das 14h30.

- Publicidade -

A intenção é convidar representantes da Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Coordenação de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, CREMERJ e outros órgãos para participação na audiência pública.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Alerj, deputado Tande Vieira (PP), a Lei da Assistência Psiquiátrica diz que os pacientes devem ser protegidos contra qualquer tipo de abuso ou exploração, devem ter acesso a meios de comunicação, ao contato com médico a qualquer tempo e serem tratados pelos meios menos invasivos possíveis.

“No caso da internação involuntária, que se dá sem o consentimento do paciente, é obrigatória a comunicação ao Ministério Público no prazo de 72h e a internação só pode ser feita com autorização prévia de médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina. Não existe essa história de internar cinco dias para fazer um diagnóstico”, afirmou o deputado Tande Vieira, que acrescentou ainda que o trabalho da Comissão será muito importante para apontar, inclusive, a necessidade de alteração da legislação federal que trata do tema.

O fato deste último episódio ter acontecido em duas clínicas, com a mesma paciente, pode indicar a necessidade de que haja um controle maior sobre esses procedimentos. Por conta disso, para a audiência pública, também será solicitada a presença dos responsáveis das duas clínicas para que prestem esclarecimentos, informou a deputada Martha Rocha (PDT), vice-presidente da comissão.

O deputado Jair Bittencourt (PL) afirmou que a participação de atores externos na audiência pública é essencial. ” A internação involuntária é uma questão que aflige a todos. Sabemos da nossa incapacidade de resolver o todo, mas temos o compromisso de fazer o máximo para minimizar os abusos cometidos. Nesse sentido, a presença desses atores pode nos fornecer a base técnica necessária à discussão de um tema tão relevante”, ressaltou.

The post Comissão de Saúde da Alerj vai discutir internação involuntária em instituições psiquiátricas appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Neymar fará nesta quarta-feira (5) sua reestreia pelo Santos...

Sean Diddy é acusado de estuprar outras duas mulheres em hotel de Trump

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O rapper Sean 'Diddy' Combs, 55, recebeu duas novas...

Mulher tem náusea e descobre que contraiu raiva após mordida de sagui no CE

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma mulher de 58 anos foi internada com raiva...