Procon RJ investiga denúncias de falhas constantes na prestação de serviço prestado pela Enel em Teresópolis

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Após o recebimento de denúncias e reclamações de consumidores, nesta quarta-feira (1), o Procon Estadual instaurou processo de investigação preliminar e notificou a concessionária de energia elétrica Enel, para prestar esclarecimentos a respeito das supostas falhas constantes na prestação de serviço no município de Teresópolis.

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Além disso, estão sendo realizadas diligencias, através dos seus agentes, diretamente nas residências e empresas de clientes da concessionária, buscando detalhes sobre o serviço prestado.

Inspeção realizada pelos Agentes (Foto: Reprodução/Divulgação)

Nos relatos recebidos de moradores, especialmente dos bairros de Prata dos Aredes, Canoas, Varginha, Granja Guarani, Venda Nova e Parque do Imbuí, há menção à falta de energia elétrica por mais de 72 horas, falta de manutenção da rede e picos constantes de luz, que podem levar a queima de aparelhos elétricos.

Momento da inspeção (Vídeo: Reprodução/Divulgação)

“Estamos tomando as providências de competência do Procon para buscar uma melhor prestação de serviço aos consumidores dessa região e, dentro de nossa atribuição, instauramos um processo de investigação preliminar e notificamos a empresa. Além disso, estamos realizando fiscalizações nos bairros afetados e entrevistando os consumidores sobre a prestação de serviço. A empresa terá 10 dias para apresentar sua justificativa e, caso seja constatada violação aos direitos dos consumidores, a empresa será multada e o valor da multa pode chegar um pouco mais de 12 milhões, dependendo da gravidade dos fatos e faturamento da empresa.”, afirma Cássio Coelho, Presidente do Procon RJ.

Agentes do procon rj presentes na concessionária de energia elétrica Enel (Vídeo: Reprodução/Divulgação)

Na diligência que está sendo realizada pelos fiscais da autarquia, os agentes confeccionarão autos de constatação que serão anexados ao processo administrativo.

“É importante apontar que o Procon Estadual está monitorando constantemente essas reclamações e denúncias, tanto que, de 2022 até o início deste ano, R$ 12.645.394,80 em multas foram aplicadas à empresa por problemas recorrentes nos serviços prestados.”, completa Coelho.

Fiscalização sendo feita (Foto: Reprodução/Divulgação)

Os consumidores que tiverem denúncias ou reclamações a fazer, podem acessar os canais de atendimento que podem ser consultados no site oficial da Autarquia.

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