Paraíso do Tuiuti leva a força do Ifá afro-caribenho para a Sapucaí em 2026

Published on

“Lonã Ifá Lukumí”. É o enredo que a Paraíso do Tuiuti traz para 2026, onde vai explorar a rica tradição da religiosidade afro-caribenha.

- Publicidade -

Tudo começa na criação do mundo segundo a tradição Iorubá, quando Olu do Marê, o grande criador, sopra a vida nos primeiros seres humanos, moldados por Obatalá.

Presenciando esse momento está Orumilá, divindade que testemunha o nascimento da humanidade e recebe a missão de orientar cada pessoa no cumprimento do seu destino. 

É dele que nasce o Ifá, sistema oracular que conecta o mundo terreno ao mundo espiritual, cuja palavra é transmitida por gerações através dos Babalaôs, sacerdotes responsáveis pela leitura do oráculo. 

Esse conhecimento sai da cidade sagrada de Ilé Ifé, na África, acompanhando os iorubás violentamente escravizados pelo tráfico atlântico, se reorganizando e resistindo em Cuba, além de ganhar novos contornos com a nação Lucumí, descendente de povos escravizados.

Entre perseguições e levantes contra a escravidão, como a histórica insurreição liderada por Cartola Lucumí, o culto aos orixás permanece como força de identidade e resistência. 

Fundada em 1952, o Paraíso do Tuiuti tem como cores o azul e o amarelo.

Para o carnaval de 2026, a escola manteve a equipe dos últimos anos, com o carnavalesco Jacques Vasconcelos assinando o enredo, a bateria Super Som seguindo sob o comando de Mestre Marcão e Pixulé se mantém como intérprete da escola.

Em sua segunda passagem pela escola, Jacques Vasconcelos assina o carnaval do Paraíso do Tuiuti pelo terceiro ano consecutivo, e contou um pouco mais sobre a proposta do enredo, que pretende trazer para a Avenida um pouco sobre o ifá cubano.

“A gente recebe [o ifá] no final da década de 90 através de um babalaô cubano que chega aqui no Rio de Janeiro, chamado Rafael Zamora, e esse ifá lupumi, que é o ifá que vem de Cuba, ele encontra aqui no Rio de Janeiro um solo fértil e ele vai florescer aí para o Brasil inteiro e agora para o mundo.”

No ifá, Orumilá conhece o passado, presente e futuro, atuando como um guia, com a comunicação consagrada acontecendo por meio do jogo com cocos partidos, cujas combinações claras e escuras revelam respostas divinas.

Junto do jogo, vem o cordão formado por oito peças que, ao ser lançado, desenha sinais que mostram os caminhos, ideia de onde nasce a reflexão que o desfile pretende gerar.

“O que o ifá nos mostra é que nós somos parte de um todo. Cada um seguir o seu destino da melhor forma é contribuir para que todos como sociedade, como mundo, como planeta, todo mundo cumpra o seu destino também da melhor forma, né? Então, assim, a gente entende que nós fazemos parte de um todo.” – explica o carnavalesco, que ressaltou que o desfile pretende relembrar para o público que tudo está interligado, que todas as nossas ações geram consequências, não só físicas, mas também espirituais.

No ifá, as cores também falam, com o verde e amarelo, curiosamente, identificando os iniciados, simbolizando a união entre dois orixás, tradição que hoje floresce no verde e amarelo do Brasil.

A Paraíso do Tuiuti vai abrir a última noite de desfiles do grupo especial na terça-feira de carnaval, dia 17 de fevereiro, com o desfile de 2026 sendo o décimo segundo da escola entre a elite do carnaval.

LEIA TAMBÉM

Megabloco Emo promete reunir 100 mil pessoas no Carnaval de São Paulo

Bloco desfila no sábado de Carnaval com artistas do emo e do rock alternativo nacional

Wallace Davi é apresentado pelo Botafogo e revela sonho realizado

O volante Wallace Davi, de 18 anos, acabou apresentado, nesta terça-feira, 10, como o novo reforço do Botafogo. Revelado nas categorias de base do Fluminense, o atleta chega ao Glorioso após a negociação que envolveu a saída de Jefferson Savarino ao tricolor. Durante a sua apresentação, Wallace Davi revelou ser torcedor do Botafogo e garantiu

Fudge de chocolate com laranja leva só 4 ingredientes

Sobremesas rápidas costumam chamar atenção de quem tem rotina corrida, mas não quer abrir mão de um doce bem feito. Entre as opções práticas, o fudge de chocolate com laranja se destaca por exigir poucos ingredientes, pouco tempo de preparo e um modo de fazer acessível para iniciantes e para quem já tem experiência na