
PM é preso dentro de batalhão por roubo, estupro e extorsão
A investigação que levou à prisão do policial militar Lucas de Sousa Mathias, que foi detido dentro do 22º BPM (Maré), detalhou o passo a passo do modus operandi dele e do comparsa, identificado como Davyd Novato Santana, ambos investigados por agiotagem.
Lucas também é suspeito de extorsão e estupro. A mulher que o denunciou teve uma crise de choro ao reconhecê-lo como autor do estupro após a prisão. O delegado do caso, o titular da 82ª DP (Maricá) Cláudio Vieira, disse que ela está muito abalada.
Na denúncia, ela diz ter sido ameaçada, coagida, roubada, estuprada e agredida com um corte nas costas. Depois, ela continuou sendo cobrada e ameaçada.
O Disque Denúncia emitiu um cartaz pedindo informações sobre o paradeiro de Dayvid Nonato Santana, que está foragido.
Disque Denúncia pede informações de homem suspeito de agiotagem
Reprodução
Entenda o passo a passo
Outubro de 2025
Em outubro do ano passado, a vítima pegou R$ 800 emprestado com a dupla, que empresta dinheiro a juros (o que configura o crime de agiotagem). No entanto, o valor não era para ela, mas sim para uma amiga.
A mulher para quem era o dinheiro acabou não pagando a dívida. Os juros foram acumulando e a cobrança chegou a R$ 7 mil em janeiro, cerca de três meses depois.
Durante esse tempo, a mulher era constantemente cobrada e avisada de que a dívida em seu nome estava aumentando, mesmo que ela tentasse fazer alguns pagamentos.
PM é preso dentro de batalhão por roubo, estupro e extorsão
Divulgação
Janeiro de 2026
Meses depois, segundo a investigação, o PM Lucas de Souza Mathias e Davyd Novato Santana foram até a casa da vítima, em Maricá. Ela estava na residência com o pai.
Segundo a polícia, o pai dela foi obrigado a carregar duas televisões para o carro dos criminosos. A mulher também entregou dinheiro.
Nesse mesmo dia, a dupla então obrigou que a mulher também entrasse no carro. Os três foram até a casa da amiga para quem era o dinheiro. De lá, segundo a polícia, os homens levaram a vítima para um bar.
A mulher, no entanto, não pode consumir bebida alcoólica pois faz uso de medicações controladas. Mesmo assim, ela relata ter sido forçada a beber. Em seguida, ela foi colocada de volta no carro e levada para um local isolado onde relata ter sido brutalmente violentada pelo policial.
A mulher relata que foi abandonada nesse mesmo local, de onde conseguiu ir para casa pedir ajuda ao pai para ser levada ao hospital.
Depois, ela levou o caso para a polícia, que começou a investigar.
Identificação do policial
O policial foi identificado pelos investigadores depois que usou o celular da esposa para ameaçar a vítima. Através do número de celular, foi possível chegar à identidade de Lucas de Souza Mathias e conferir em qual batalhão ele era lotado.
Ele não foi encontrado em nenhum dos endereços que a polícia tinha, restando apenas a oportunidade de prendê-lo na chegada do expediente, no batalhão da Maré.
Apreensões
O comparsa, que segundo o policial era quem efetivamente emprestava o dinheiro a juros, está foragido. No endereço de Davyd Novato Santana, a polícia encontrou dinheiro, armas municiadas, toucas ninja, facas e carregadores de armas.
As televisões levadas da casa da vítima foram recuperadas e até um tucano foi apreendido. De acordo com a polícia, Davyd vai responder por maus-tratos a animais porque o tucano estava em uma gaiola de passarinho, um espaço minuscúlo para um animal silvestre.
Também foi apreendido um caderno com informações de dívidas de outras pessoas, o que vai ajudar a polícia a entender o nível de extorsão cometido.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
O que diz a PM
Em nota, a assessoria da PM informou, por meio da Corregedoria Geral da corporação, que o militar está preso na Unidade Prisional da Polícia Militar do RJ e será instaurado um procedimento administrativo disciplinar para as medidas cabíveis.
“O Comando da Corporação reitera que não compactua com quaisquer desvios de conduta ou com o cometimento de crimes praticados por seus integrantes, punindo com rigor os envolvidos sempre que os fatos forem devidamente constatados”, diz a nota.

Polícia diz que PM preso por estupro roubou casa de vítima, a colocou em carro sob ameaça e agrediu: veja passo a passo da investigação
Published on