STJ revoga habeas corpus de Oruam e mantém prisão do cantor

Published on

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou o habeas corpus e manteve a prisão do cantor de funk e trap Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (2) pelo ministro Joel Ilan Paciornik.

- Publicidade -

No ano passado, o mesmo ministro havia determinado a soltura do artista ao considerar que a prisão preventiva estava baseada em fundamentação insuficiente. Na ocasião, a detenção foi substituída por medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo a nova decisão, Oruam descumpriu reiteradamente o monitoramento eletrônico, deixando a bateria do equipamento descarregar por longos períodos. Para o STJ, a conduta inviabilizou a fiscalização judicial e demonstrou risco à ordem pública e à aplicação da lei penal.

De acordo com o processo, foram registradas 28 falhas no monitoramento em 43 dias, algumas com duração de até dez horas, ocorridas principalmente à noite e em fins de semana. Para o relator, o comportamento não se limita a falhas técnicas e caracteriza desrespeito às decisões judiciais.

Oruam é acusado de duas tentativas de homicídio qualificado contra policiais civis durante uma operação no Rio. A decisão foi divulgada pelo portal Metrópoles.

LEIA TAMBÉM

PF investiga Fictor por suspeita de crime financeiro

(FOLHAPRESS) - A Polícia Federal investiga a holding financeira Fictor, por meio da Delecor...

Entenda o protesto de CR7, que decidiu não entrar em campo pelo Al Nassr

Cristiano Ronaldo não estará em campo na partida do Al-Nassr contra o Al-Riyadh nesta...

Brasileiro é espancado em estação de esqui na França; vídeo

Um turista brasileiro foi agredido em uma estação de esqui localizada nos Alpes franceses...