Festa de Réveillon vai ter segurança redobrada e muita tecnologia. Polícia Militar vai ter patrulhas com câmeras de reconhecimento com giro de 360 graus

Published on

O réveillon deste ano terá  um esquema de segurança maior e com mais tecnologia para aumentar a sensação de segurança das pessoas que vão participar, principalmente da festa em Copacabana. A polícia militar vai empregar um contingente  com mais de 28 mil homens, sendo só em Copacabana, palco da maior festa da virada, na Zona Sul da capital, estarão 3.500 policiais militares, 300 a mais do que no ano passado, com o apoio de 188 viaturas. A novidade deste ano é que haverá 300 patrulhas com câmeras de giro de 360 graus para o reconhecimento facial. Boa parte delas empregadas em Copacabana. O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes fala sobre o uso dessa nova tecnologia.

- Publicidade -

“A gente utiliza, de forma inédita, 300 viaturas com reconhecimento espacial, que a gente entende que irá agregar tecnologia à nossa ação, irá potencializar os nossos resultados, e certamente nós utilizaremos essas 300 viaturas no Aterro do Flamengo, em Copacabana, Ipanema, Leblon, toda a orla da Barra da Tijuca até o Pontal e também em Niterói. No nosso carro-comando, na Praça do Lido, nós teremos a nossa patrulha Maria da Penha para apoiar todas as ações de acolhimento a questões de violência contra a mulher. São equipes especializadas que farão esse acolhimento.”, disse Menezes.

Haverá 36 pontos de bloqueio e policiais identificados por capacetes verdes, que vão andar no meio da multidão para prevenir ou controlar, rapidamente, qualquer ocorrência que coloque em risco a segurança dos turistas que vão participar da festa de réveillon.

O governador Cláudio Castro disse esperar que o sucesso da segurança no Réveillon em 2024 se repita este ano.

“É uma operação que impede esses criminosos de trabalhar. No fundo, até na Times Square, tem um protocolo, é muito mais difícil você tirar 100%. Mas, feliz, de maior potencial, a gente vem conseguindo praticamente zerar e, às vezes, até zerar. Então, espero que seja mais um ano de sucesso, para quem vai passar o réveillon por aqui.”, disse Castro.

A Polícia Civil vai disponibilizar 3.800 agentes em todo o estado, com reforço nas Centrais de Flagrante, especialmente na 12ª DP (Copacabana) e 14ª DP (Leblon), além do fortalecimento das delegacias da Zona Sul. Haverá equipes dedicadas de perícia criminal, reforço em unidades especializadas como a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) e a Delegacia do Aeroporto Internacional (DAIRJ) — com policiais fluentes em línguas estrangeiras — e atenção especial ao registro de ocorrências envolvendo adolescentes, que serão centralizadas na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI), em Copacabana.

Delegacias de áreas com grandes eventos – como Zona Oeste, Ilha do Governador, Niterói, Madureira, Baixada Fluminense, Região dos Lagos e Costa Verde – também terão reforço, com todas as demais unidades de sobreaviso.

(Foto: Marcos Antonio de Jesus / Super Rádio Tupi)

LEIA TAMBÉM

Morre ator e cantor Maurício Vogue, símbolo da cultura paranaense, aos 59 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu nesta quinta-feira (25), aos 59 anos, o ator...

Alimentos comuns que contêm porcentagem de álcool

Você sabia que alguns alimentos contêm álcool? Ou que mesmo determinados refrigerantes carregam uma...

Aprender a ler o painel do carro evita nervosismo e situações perigosas

Quem olha rápido o painel do carro costuma achar que é tudo igual: luzinha, alavanca, símbolo estranho e pronto. Mas, quando chega o dia do exame de direção ou cai aquela chuva no meio do trânsito, cada detalhe faz diferença. Entender as funções e dispositivos do painel e das alavancas não é só curiosidade; é