Corridas em excesso? Especialista alerta para alto risco de lesões

Published on

O aumento expressivo na quantidade de corridas de rua acende um alerta: o risco elevado de lesões nos corredores. Segundo o doutor Rodrigo Kaz, cirurgião ortopedista especialista em joelhos, o acréscimo de cerca de um terço dessas atividades na comparação com o ano passado, pode acarretar, caso os praticantes não respeitem os limites do corpo, em uma série de lesões.

- Publicidade -

Em entrevista ao podcast “Café com Pimenta“, comandado pela jornalista Márcia Pinho, o médico apontou os lados positivos no aumento da quantidade de corridas de rua da cidade, mas destacou que os próprio corredores precisam ter consciência quanto à adaptação às atividades:

“Eu acho que a gente tem que democratizar atividade física, mas por outro lado eu acho que esse movimento da gente tirar o atestado foi exatamente pra cada pessoa, cada indivíduo ser proativo e responsável pelo seu próprio corpo. A gente terceirizar isso para o médico simplesmente é difícil porque às vezes ele não chega e a gente tirar da atividade é muito ruim. A grande questão é que realmente teve uma avalanche de provas”, contou.

Rodrigo destacou quais são as lesões mais comuns dos corredores que procuram o seu consultório para tratar de problemas relacionados às corridas.

Assista ao trecho:

“Pés, joelhos e coluna. Tem as dores intraarticulares, as tendinites, que são muito comuns. Dependendo da forma que o corredor pisa, o ideal é que comece a pisada com o calcanhar e faça um movimento harmônico. Tem treinamento para isso. É muito importante também ter uma passada do mesmo tamanho da outra na hora de correr”, detalhou.

O podcast “Café com Pimenta” está disponível no YouTube da Super Rádio Tupi, no Spotify e nas plataformas Amazon Music e Apple Podcasts.

Veja como foi o podcast com o doutor Rodrigo Kaz na íntegra:

LEIA TAMBÉM

Polícia apreende 12 quilos de drogas em casa usada como depósito em Teresópolis

Drogas apreendidas em operação da Polícia Militar no bairro...

Ambientes modernos com menos emendas ganham destaque com grandes formatos

Já reparou como alguns ambientes transmitem mais amplitude, sofisticação...

Este filme de ficção científica da Netflix vai te prender do começo ao fim

Se você está à procura de um filme que combina ficção científica, suspense e drama em uma experiência única, Kin pode ser a escolha perfeita. Com uma trama envolvente, bons efeitos visuais e um elenco de peso, esta produção conseguiu conquistar espaço no catálogo da Netflix. Lançado em 2018, o longa acabou caindo no esquecimento