O governador Cláudio Castro liderou, nesta terça-feira (22), a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para avaliar os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O encontro, realizado no Palácio Guanabara, contou com a participação de secretarias de Estado e entidades do setor produtivo, como Firjan, Fecomércio e ACRJ.

A medida norte-americana pode comprometer a competitividade de diversos setores fluminenses, especialmente o siderúrgico e o de petróleo refinado, principais produtos exportados pelo Rio de Janeiro aos EUA, que somaram US$ 3,2 bilhões no primeiro semestre de 2025. O estado é atualmente o segundo maior exportador brasileiro para o mercado norte-americano.
O que será feito para minimizar os impactos do tarifaço dos EUA?
Ficou definido que o estado terá uma posição oficial em até 10 dias, com propostas que buscam atenuar os prejuízos econômicos. O Grupo de Trabalho analisará os setores mais afetados, indicará ações emergenciais e sugerirá estratégias de diversificação das exportações, para reduzir a dependência do mercado dos EUA.
“Vamos construir uma defesa técnica e política dos interesses do Estado, com foco em proteger a economia e a população fluminense”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Quem compõe o Grupo de Trabalho do Governo do RJ?
Instituído por decreto no Diário Oficial de 16 de julho, o grupo é presidido pela Secretaria da Casa Civil e conta com as pastas de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Energia e Economia do Mar; Planejamento e Gestão; Fazenda e o Gabinete do Governador.
“Mesmo que a tarifa seja revogada, fica o alerta de que não podemos depender tanto de um único parceiro comercial”, declarou o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione.
A secretária Fernanda Curdi reforçou que o GT permitirá ao estado responder com agilidade à nova realidade:
“Vamos ouvir o setor produtivo e proteger a competitividade das empresas fluminenses.”
O presidente da Firjan, Luiz Caetano, também destacou o esforço antecipado do governo:
“Estamos nos preparando para enfrentar o cenário, mesmo com incertezas sobre a efetiva aplicação da tarifa.”
Participaram ainda da reunião os presidentes da Fecomércio, Antônio Queiroz, e da ACRJ, Josier Vilar, além do deputado estadual Rodrigo Amorim, líder do governo na Alerj.
The post Governo do RJ reúne entidades para avaliar impacto de taxa americana appeared first on Super Rádio Tupi.