Comunidade quilombola de São Francisco de Itabapoana recebe ações do projeto Agricultura Social

Published on


Iniciativa leva cidadania, inclusão e desenvolvimento rural a populações em situação de vulnerabilidade no estado do Rio. Comunidade Quilombola de São Francisco de Itabapoana recebe ações do “Agricultura Social”
Ascom PMSFI
A comunidade quilombola de Deserto Feliz, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, recebeu neste sábado (28) a primeira edição do projeto “Agricultura Social”, iniciativa que promove cidadania, inclusão social e desenvolvimento rural em regiões com altos índices de vulnerabilidade.
Entre as ações realizadas estavam a entrega de uma horta comunitária em estufa com 96 m², capacitação técnica para gestão do cultivo, doação de 2 mil mudas, além de atendimentos médicos, odontológicos, acompanhamento psicológico e nutricional. Oficinas sobre alimentação saudável e inclusão social também foram oferecidas à população.
O município foi escolhido para dar início ao projeto por reunir características como perfil agrícola consolidado e presença de comunidades tradicionais em situação de vulnerabilidade. A proposta é que o “Agricultura Social” percorra outras regiões do estado ao longo de 2025.
O lançamento contou com a participação de autoridades estaduais e municipais, técnicos das secretarias envolvidas, representantes da sociedade civil, educadores, agricultores e moradores da região.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto, destacou a importância da iniciativa. “Estamos realizando um anseio antigo da população, com a entrega de uma estufa para produção de ervas medicinais e outras variedades. É papel do poder público conhecer e atender às realidades do interior, promovendo acesso a serviços básicos para povos tradicionais”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

Famosos que têm filhos LGBTQ+ e mostram apoio público

Para muita gente, assumir sua orientação s-xual ou de gênero é difícil por variadas...

Etanol dos EUA é visto no governo Lula como opção para retaliar taxa de Trump

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo brasileiro começou a considerar o etanol americano como...

Ponto Com verso recebe ‘Confraria dos Malditos’ na Galeria Adelino Góes, em SG, nesta sexta (11)

A cena cultural gonçalense recebe nesta sexta-feira, 11 de julho, mais uma edição do...