Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara

Published on

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta terça-feira (29) o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao pagamento de R$ 200 mil em danos morais em função das acusações de transfobia durante discurso proferido da tribuna da Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher, em 2023.  

- Publicidade -
 

A ação foi movida por associações representativas da comunidade LGBTQIA+, que acusaram o parlamentar de promover discurso de ódio ao vestir uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

Na sentença, a juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, entendeu que o discurso do deputado não se enquadra na liberdade de expressão.

“A conclusão a que se chega é a de que os dizeres proferidos pelo réu no púlpito da tribuna da Câmara dos Deputados na data de 8/3/2023 desbordam dos limites do direito à livre manifestação do pensamento e constituem verdadeiro discurso de ódio, na medida em que descredibilizam a identidade de gênero assumida pela população transexual e insuflam a sociedade a fazer o mesmo”, disse a magistrada.

Cabe recurso contra a decisão, que foi proferida na esfera cível.

No ano passado, na esfera criminal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça arquivou notícias-crime protocoladas contra o deputado pela mesma acusação.

Ao analisar o caso, Mendonça entendeu que as falas de Nikolas estão cobertas pela imunidade parlamentar, prevista na Constituição,  e que cabe à Câmara dos Deputados avaliar eventual quebra de decoro pelo parlamentar.

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do deputado e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

LEIA TAMBÉM

Apagão foi o incidente “mais severo” dos últimos 20 anos na Europa

A Comissão Europeia classificou o apagão registrado na segunda-feira (27) em Portugal e na...

Maior catálogo de grupos de galáxias revela imagens do Universo primitivo

Uma equipe internacional de astrofísicos divulgou a maior amostra já registrada de grupos de...

Justiça informa que descontos indevidos em aposentadorias serão devolvidos em dobro

Nos últimos anos, diferentes tribunais brasileiros têm emitido decisões significativas sobre descontos indevidos realizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essas decisões têm determinado que as entidades responsáveis por tais descontos devem ressarcir os valores em dobro aos aposentados e pensionistas afetados. Além disso, em muitos casos, os tribunais também The post Justiça informa que descontos indevidos em aposentadorias serão devolvidos em dobro appeared first on Super Rádio Tupi.