Duterte diz ter problema de saúde e não colabora com TPI em primeira audiência

Published on

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-presidente das Filipinas Rodrigo Duterte não colaborou com o TPI (Tribunal Penal Internacional) em sua primeira aparição na corte, por videoconferência, nesta sexta-feira (14).

- Publicidade -
 

Seu advogado atribuiu a postura do ex-líder na audiência inicial do caso a “problemas médicos debilitantes”. Segundo a juíza presidente Iulia Motoc, porém, o médico do tribunal constatou que Duterte estava “totalmente consciente e apto”.

A corte, sediada em Haia, na Holanda, acusa o ex-líder de ter cometido crimes contra a humanidade durante a guerra às drogas que ele empreendeu enquanto ocupava cargos públicos no país asiático.

A aparição ocorre três dias após Duterte ser detido enquanto desembarcava no principal aeroporto da capital do arquipélago, Manila. Segundo o mandado de prisão, o TPI acusa o ex-presidente de responsabilidade criminal pelo assassinato de pelo menos 43 pessoas de 2011 a 2019 -o que incluiria o período em que ele serviu como prefeito da cidade de Davao, no sul da Filipinas.

O número de mortes em sua ofensiva para teoricamente combater o narcotráfico passa de 6.200, segundo números oficiais, mas poderia chegar a 30 mil, de acordo com organizações de direitos humanos. Essas entidades afirmam que a maioria das vítimas era formada por homens pobres que, muitas vezes, não tinham evidências de vínculos com o narcotráfico.

A rapidez do processo contrasta com a lentidão das investigações dos supostos crimes em seu país, onde Duterte nem chegou a ser acusado. A apuração na corte internacional começou em 2019, ano em que o ex-presidente, então no poder, retirou a nação do tratado fundador do tribunal.

A prisão foi facilitada pelo atual presidente e ex-aliado de Duterte, Ferdinand Marcos Jr. Filho do ditador Ferdinando Marcos, ele alcançou a Presidência após formar uma aliança política com uma das filhas de Duterte, Sara, que se tornou vice-presidente. Atritos entre os dois companheiros de chapa, porém, fizeram Bongbong Marcos, como o atual líder é conhecido, permitir que investigadores da corte entrassem nas Filipinas.

Há ainda uma disputa política como pano de fundo -o ex-presidente sustenta altos níveis de popularidade e apresentou sua candidatura à prefeitura de Davao, que governou no passado e onde inaugurou seus métodos na guerras às drogas, nas eleições previstas para o mês de maio.

Nos últimos dias, protestos contra e a favor de Duterte foram organizados na porta do tribunal pela comunidade filipina na Holanda. Os cartazes contêm dizeres que vão de cobranças pela condenação do filipino a mensagens de apoio incondicional.

Na quarta-feira (12), o ex-presidente disse que aceitava as consequências de suas ações. “Fui eu quem dirigiu as forças da ordem e o Exército. Disse que os protegeria e assumo minha responsabilidade”, declarou ele em um vídeo compartilhado nas redes sociais.

Com o início do processo, Duterte se torna o primeiro ex-chefe de Estado asiático a ser julgado nessa instância. Com 125 membros, o TPI é um tribunal permanente que pode processar indivíduos por crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e o crime de agressão contra o território de Estados-membros ou por seus nacionais.

O ex-presidente costuma negar que tenha ordenado que a polícia matasse suspeitos de tráfico, a menos que fosse em legítima defesa. Durante sua campanha à Presidência, em 2016, ele falava em “esquecer os direitos humanos” e matar “ao menos cinco criminosos por semana”.

Um dos advogados de Duterte, Salvador Panelo, que foi seu assessor jurídico e porta-voz durante sua Presidência, afirmou em um comunicado na terça que o mandado de prisão veio de “uma fonte espúria”, argumentando que o TPI não teria jurisdição nas Filipinas. A corte se baseia no fato, porém, de que pode, sim, julgar casos ocorridos enquanto o país de Duterte ainda era membro do tribunal.

LEIA TAMBÉM

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 15/03/2025

Veja o que os astros revelam sobre o sábado de cada nativo do zodíaco The post Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 15/03/2025 appeared first on Super Rádio Tupi.

Segunda edição do ‘Domingão Zera Fila’ acontece em Teresópolis neste domingo (16)

As especialidades disponíveis no programa incluem Clínica Médica, Ortopedia,...

Varandas revitalizadas para um ambiente acolhedor ao ar livre

Transforme seu espaço externo em um refúgio de conforto...