Gaza registra mais de 80 mortos em ataques israelenses desde cessar-fogo

Published on

(UOL/FOLHAPRESS) – A Defesa Civil de Gaza informou nesta quinta-feira (16) que Israel bombardeou diversas regiões do território palestino após o anúncio do acordo de trégua na guerra e matou pelo menos 81 pessoas nas últimas 24 horas.

- Publicidade -
 

Entre os mortos, estão 20 crianças e 25 mulheres. A informação foi dada à AFP pelo porta-voz do órgão, Mahmud Basal, responsável pelas operações de resgate.

Outras 230 pessoas ficaram feridas. Os bombardeios aconteceram em Gaza e em Khan Yunis, no sul do território, acrescentou Basal.

Número de mortos mais do que quadriplicou de ontem para hoje. Na quarta-feira (15), no mesmo dia do anúncio do cessar-fogo, 20 palestinos foram mortos em bombardeios israelenses.

Isso eleva o número total de mortos para 46.788 em mais de 15 meses de combates. No total, 110.453 pessoas foram feridas na Faixa de Gaza desde o início da guerra, que eclodiu após o ataque sem precedentes do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.

NETANYAHU ACUSA HAMAS DE ‘EXTORSÃO’

Sem explicar o que aconteceu, Netanyahu afirmou que o Hamas quer “extorquir concessões de último minuto”. Ele falou sobre o assunto em comunicado emitido nesta quinta-feira (16).

A expectativa era de que o acordo fosse ratificado pelo gabinete nesta quinta-feira. O cessar-fogo deveria começar no domingo e 73 pessoas já morreram desde o anúncio, segundo divulgado pela Defesa Civil da Faixa de Gaza nesta manhã.

Hamas diz que está comprometido com acordo. Pouco após a fala de Netanyahu, o porta-voz do grupo extremista, Izzat el-Reshiq, afirmou em publicação no Telegram que o grupo está de acordo com os requerimentos dos mediadores.

ACORDO DE CESSAR-FOGO FOI APROVADO NO QATAR

Acordo foi negociado no Qatar entre Israel e Hamas. O pacto prevê a troca de reféns e prisioneiros em diferentes etapas, assim como a desocupação gradual da Faixa de Gaza por parte das tropas israelenses.

Qatar confirmou acordo e apontou que entrará em vigor no domingo (19). O primeiro-ministro do país, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, disse que a primeira fase durará 42 dias. Os detalhes dos procedimentos para a segunda e terceira fases serão finalizados durante a implementação da primeira fase. Ele ressaltou a “necessidade de ambas as partes se comprometerem com a implementação de todas as três fases do acordo” para evitar “derramamento de sangue civil”.

Biden disse que americanos serão parte da primeira onda de reféns libertos. O presidente dos Estados Unidos afirmou que o interesse de Israel é achar um fim definitivo para a guerra nas próximas seis semanas, mas que o cessar-fogo irá seguir mesmo se os envolvidos no conflito não chegarem a um meio-termo neste período.

Pacto quebra promessa de aniquilação do Hamas por primeiro-ministro. Netanyahu tinha prometido que a guerra só acabaria quando o movimento extremista tivesse sido exterminado.

Comissária da União Europeia para o Mediterrâneo confirmou acordo. Apesar da postura de Netanyahu, Dubravka Suica indicou que “saúda o acordo de cessar-fogo e o acordo de reféns entre Israel e o Hamas, que trará o alívio tão necessário para as pessoas afetadas pelo conflito devastador”. A União Europeia afirma que “continua empenhada em apoiar todos os esforços no sentido de uma paz e recuperação duradouras”.

ONU ordenou entrada imediata de ajuda humanitária em Gaza. Além de bombas, os civis foram afetados por fome e frio.

Israel divulgou fotos de reféns, mas afirmou que 98 continuam em Gaza. No X (antigo Twitter), a conta oficial do governo publicou: “Não os abraçamos há 467 dias”. Entre os reféns, estão duas crianças, mulheres, idosos, adolescentes e jovens. O governo israelense acredita que todos os reféns ainda estão vivos, mas não tem a confirmação do Hamas sobre isso.

Hamas queria mapa da retirada de israelenses. Tel Aviv enviou ao grupo palestino os mapas dos locais que planeja realizar a evacuação das tropas e foi a resposta aceitando o plano que faltava para o pacto ser anunciado. O Hamas queria garantias de retiradas principalmente na região de fronteira entre Gaza e o Egito.

Leia Também: Israel adia aprovação de acordo de cessar-fogo em Gaza e culpa Hamas

LEIA TAMBÉM

Band fecha acordo com Warner Bros. Discovery para exibir Beleza Fatal em horário nobre

Produção tem sido elogiada pela crítica especializada e conta com diversos nomes conhecidos no elenco The post Band fecha acordo com Warner Bros. Discovery para exibir Beleza Fatal em horário nobre appeared first on Super Rádio Tupi.

Macaé está com inscrições abertas para aulas de informática básica 60+; saiba como participar

Curso, com duração de três meses, será oferecido para...

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/02/2025         

Veja o que os astros revelam sobre a quarta-feira de cada nativo do zodíaco      The post Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/02/2025          appeared first on Super Rádio Tupi.