Salário-família tem nova cota com reajustes proporcionais do INSS; veja quem tem direito

Published on

(FOLHAPRESS) – O salário-família, benefício destinado a trabalhadores que recebem pouco mais de um salário mínimo por mês, passou a ter um cota de R$ 65 para segurados com remuneração mensal não superior a R$ 1.906,04.
O valor é pago de acordo com o número de filhos ou dependentes que o beneficiário possui. Para isso, é necessário que as crianças tenham menos de 14 anos ou algum tipo de invalidez (sem limite de idade).

- Publicidade -
 

Todos os anos, a tabela de pagamento do benefício é atualizada conforme os reajustes proporcionais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Os trabalhadores, inclusive aqueles que se enquadram no serviço doméstico, devem requerer o salário-família diretamente ao empregador. Enquanto isso, os trabalhadores avulsos devem pedir o benefício ao sindicato ou órgão gestor de mão-de-obra ao qual está vinculado.

Aqueles que estiverem recebendo auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria por idade rural devem realizar o seu requerimento no INSS. O mesmo deve ser feito por aposentados que possuam filhos que se enquadrem nos critérios para a concessão.

QUEM TEM DIREITO?

Para saber se tem direito ao salário-família, o indivíduo deve somar todos os valores que recebe por mês (incluindo os salários de empregos diferentes), e não ultrapassar o teto estabelecido pelo INSS.

O benefício é pago individualmente, por esse motivo, no caso de casais em que os dois recebem um salário abaixo do limite estabelecido, cada um deles terá direito ao salário-família se forem casados e atenderem aos requisitos.
*
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O SALÁRIO-FAMÍLIA

Para realizar o pedido do benefício, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos:
– Documento de identificação com foto e o número do CPF;
– Termo de responsabilidade preenchido dentro do site ou aplicativo Meu INSS;
– Certidão de nascimento de cada dependente;
– Caderneta de vacinação ou equivalente, dos dependentes de até 6 anos de idade;
– Comprovação de frequência escolar dos dependentes de 7 a 14 anos de idade;
– Requerimento de salário-família (apenas para processos de aposentadoria ou quando não solicitado no requerimento de benefício por incapacidade).

É POSSÍVEL PERDER O SALÁRIO-FAMÍLIA?

O benefício deixará de ser pago aos beneficiários nas seguintes condições:
– Salário maior que o limite estipulado para receber o benefício
– Morte do filho ou dependente
– Se o filho ou dependente completar 14 anos, exceto nos casos de invalidez
– Caso o filho ou dependente não seja mais inválido
– Perda do empregoÉ necessário avisar ao empregador, ao sindicato ou ao INSS para suspender o pagamento. Aqueles que não fizerem isso estarão sob o risco de responder criminalmente por estelionato e falsidade ideológica.

Leia Também: Conab: 4ª previsão para safra 2024/25 indica produção de 322,25 milhões/t

LEIA TAMBÉM

Band fecha acordo com Warner Bros. Discovery para exibir Beleza Fatal em horário nobre

Produção tem sido elogiada pela crítica especializada e conta com diversos nomes conhecidos no elenco The post Band fecha acordo com Warner Bros. Discovery para exibir Beleza Fatal em horário nobre appeared first on Super Rádio Tupi.

Macaé está com inscrições abertas para aulas de informática básica 60+; saiba como participar

Curso, com duração de três meses, será oferecido para...

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/02/2025         

Veja o que os astros revelam sobre a quarta-feira de cada nativo do zodíaco      The post Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/02/2025          appeared first on Super Rádio Tupi.