O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz chama atenção para o aumento do número de casos de SRAG associados à Covid-19 em alguns estados. O Ceará mantém o cenário de crescimento sinalizado no Boletim anterior. Minas Gerais mostra início de aumento, que afeta especialmente a população idosa. Há indícios de que o aumento do número de casos de SRAG entre os idosos em alguns estados, como Sergipe e Rondônia, e no Distrito Federal esteja relacionado à Covid-19. A análise é referente à Semana Epidemiológica 50, de 8 a 14 de dezembro.
No agregado nacional, o estudo sinaliza aumento de SRAG nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas). Na presente atualização, 11 unidades da Federação apresentam crescimento na tendência de longo prazo – Amazonas, Acre, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe. No Acre, Distrito Federal, Minas Gerais e Sergipe se observou amento de casos de SRAG entre crianças e adolescentes de até 14 anos, associados principalmente ao rinovírus. Em Minas Gerais destaca-se também a circulação de metapneumovírus nas crianças.
Em relação às capitais, dez apresentam sinal de crescimento no número de casos de SRAG. São elas: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Vitória (ES) e Rio Branco (AC).
The post Aumenta número de casos de Covid-19 no país appeared first on Super Rádio Tupi.