Neste período de férias escolares, unido às altas temperaturas do Rio de Janeiro, as praias cariocas lotam. Todavia, são necessários alguns cuidados especiais, principalmente com os nossos pequenos, para que o gostoso passeio à beira mar não se estrague por descuidos.
Pensando nisso, convidamos a digital influencer, Renata Martins, que é mãe da Antonella de 4 anos e madrasta dos gêmeos Isabella e João Pedro de 9 anos, para dar algumas dicas sobre estes cuidados necessários na praia.
O primeiro deles é o cuidado com a exposição ao sol:
Por pequena desatenção, um lindo e saudável bronzeado pode se tornar uma preocupante insolação, por isso, dois itens devem ser obrigatórios em sua bolsa de praia: filtro solar, aplicado a cada duas horas, e roupa de proteção UV.
“Além do filtro e das roupas adequadas, aconselho a escolher as horas ideais para a exposição ao sol. Os melhores horários para tomar sol são antes das 10 horas e depois das 16 horas. Caso você não consiga ir nestes horários, utilize barracas que lhe disponibilizam de sombra”, alerta Renata Martins.
O segundo é a importância da hidratação na praia:
A exposição ao sol e ao calor excessivo faz com que transpiremos mais, por isso, é importante que as crianças estejam bem hidratadas para repor o líquido do corpo.
“Beba, pelo menos, dois litros de água por dia, podendo ser água de coco ou frutas que contenham muito líquido. Se alimente sem exageros e consuma alimentos leves, além de mais saudável, é possível economizar muito e evitar contaminações” – recomenda Renata.
O terceiro são os cuidados de segurança no banho de mar:
O mar pode nos surpreender, por isso, muito cuidado com o banho de mar dos pequenos, já que estes são destemidos. Algumas simples atitudes podem evitar transtornos maiores como: nunca deixar nadar sozinho, observar se há salva-vidas disponível ou placas de advertência, e evitar nadar próximo às lanchas e jet-skis.
“Sou apaixonada pelo mar, mas sempre tive muito respeito a ele. Devemos brincar e nos divertir, sem subestimá-lo. Mesmo que você saiba nadar muito bem, há situações em que o perigo é eminente e você não poderá fazer nada. Fique sempre alerta.” – diz Renata.
O quarto é a atenção redobrada:
Sim, ir à praia com crianças é sempre estar alerta. Apesar de ser um momento de descontração e diversão, ir à praia com crianças requer atenção redobrada. Além da atenção no banho do mar, há situações que não dependem apenas da confiança e conhecimento que você tem do seu filho. A praia é muito ampla e as barracas podem confundir, por isso, é um lugar propício para que crianças se percam.
Converse com o seu filho onde vocês estão e dê referências que não mudam de lugar, como um restaurante ou um prédio que sejam possíveis olhar da beira da água.
“Quando vou à praia com as crianças, por exemplo, não bebo bebida alcóolica e observo tudo que acontece ao nosso redor.” – Renata complementa dizendo não piscar os olhos quando leva os pequenos à praia – “Todo lugar que tem muita gente me deixa em estado de atenção dobrada. A praia requer uma atenção especial, não só pelo risco de afogamento, mas como a própria criança se perder. Outros perigos como a criança ser roubada ou mesmo ocorrer um arrastão, também são preocupações que me afligem. Mesmo assim, não deixo de curtir as férias com as crianças, indo para um dos lugares que mais gostamos e nos divertimos: a praia.”.
Caso não saiba, quando uma criança se perde dos seus pais, todos na praia batem palmas, até que eles encontrem o seu responsável.
The post Verão Carioca: influenciadora Renata Martins lista os principais cuidados com as crianças na praia appeared first on Super Rádio Tupi.