Morre o estilista espanhol Paco Rabanne, aos 88 anos

Published on

O estilista espanhol Paco Rabanne, conhecido por suas contribuições icônicas para o mundo da moda morreu, nesta sexta-feira (3), aos 88 anos, na cidade de Portpall, na França.

- Publicidade -

A informação foi confirmada através de um comunicado emitido pela grife homônima fundada pelo famoso designer, a causa da morte não foi revelada. Paco Rabanne nasceu em Rabena Cuervo, na província espanhola de Guipúscoa, no ano de 1934.

O Estilista era conhecido por suas coleções com looks prateados e dourados e ornamentos dos pés à cabeça (Foto: Reprodução/Philippe Wojazer)

Sua mãe era costureira do estilista Cristóbal Balenciaga, também espanhol, de quem Paco Rabanne se tornou aprendiz. Durante seu trabalho, ficou conhecido como “enfant terrible” (criança terrível, em tradução livre.), O termo em francês é bastante usado para crianças atrevidas.

No início da carreira, o estilista criou joias para Givenchy e Dior. Como designer, fundou a própria marca em 1966 e também se tornou um dos maiores nomes da perfumaria. Um grande exemplo disso foi nos anos 60, quando os Estados Unidos e a União Soviética travavam uma batalha ideológica, conhecida como Guerra Fria, onde também ocorreram descobertas tecnológicas e espaciais. Vivenciando tudo isso, Paco Rabanne se inspirou para diversas coleções da época.

Paco Rabanne com suas criações tecnológicas (Foto: Reprodução/Divulgação)

“Paco Rabanne tornou a transgressão magnética. Quem mais poderia induzir as mulheres da moda parisiense a clamar por vestidos feitos de plástico e metal? Quem, senão Paco Rabanne, poderia imaginar uma fragrância chamada Calandre – a palavra significa ‘grelha de automóvel’ – e transformá-la em um ícone da feminilidade moderna?”, declarou José Manuel Albesa, presidente da divisão de moda e beleza da Puig. “Aquele espírito radical e rebelde o diferenciava: há apenas um Rabanne. Com o seu falecimento, recordamos mais uma vez a sua enorme influência na moda contemporânea”, finalizou.

Nas redes sociais, a equipe do estilista lamentou a morte: “A Casa de Paco Rabanne deseja homenagear nosso visionário designer e fundador que faleceu hoje aos 88 anos. Entre as figuras da moda mais seminais do século XX, seu legado permanecerá uma constante fonte de inspiração.”

E continuaram: “Somos gratos a Monsieur Rabanne por estabelecer nossa herança de vanguarda e definir um futuro de possibilidades ilimitadas.”

Diversas celebridades fizeram parte do mundo de Paco Rabanne, nomes como Beyoncé, Elle Fanning, Taylor Swift, o grupo sul coreano de K-pop Blackpink, Ariana Grande, Gisele Bündchen, Lady Gaga, Jane Fonda, entre muitas outras.

The post Morre o estilista espanhol Paco Rabanne, aos 88 anos appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

O damasco tropical que pode ser cultivado em casa e surpreende no crescimento

O damasco tropical, conhecido cientificamente como Mammea americana, vem ganhando espaço em pomares domésticos no Brasil e em outros países de clima quente. A espécie, originária das regiões tropicais das Américas, é cultivada principalmente pelo fruto aromático e pela rusticidade da árvore, tornando-se alternativa interessante para quem busca frutas menos comuns e bem adaptadas ao

Onde a floresta Amazônica encontra o “Fim do Brasil” em uma bela cidade desconhecida que surpreende pela beleza natural

Localizada no coração da Amazônia ocidental, a cerca de 500 km da capital mais próxima, Porto Velho, a cidade de Rio Branco é um portal para a história viva do Brasil. Apelidada como a “O Fim do Brasil“, o município combina a urbanização moderna com a preservação de tradições seculares dos povos da floresta. Como

O que acontece com o solo depois de longos períodos de calor intenso

O solo reage de maneira intensa a longos períodos de calor, mesmo quando à primeira vista parece estável. Em ondas de calor mais frequentes, como as registradas nos últimos anos no Brasil, a terra passa por mudanças físicas, químicas e biológicas que afetam a agricultura, a qualidade da água e a estabilidade de encostas, acumulando