Na Praia dos Cavaleiros, no Norte Fluminensecerca de 40 mil pessoas brindaram a virada do ano. Com 12 minutos de fogos de artifícios vindos das balsas nas praias dos Cavaleiros e da Barra, Macaé, no Norte Fluminbense, celebrou a chegada de 2023 com sorrisos, música e muita animação em um Réveillon preparado pela prefeitura para toda a família. Na Praia dos Cavaleiros, onde cerca de 40 mil pessoas brindaram a virada do ano, o cantor, músico e compositor Zé Ramalho foi a atração principal, além do DJ Felipe Tanus e a Banda Hits.
Na Praia da Barra foi a vez do grupo de samba Vou pro Sereno felicitar o ano novo, antecedido pela artista Sarah Freitas. Na região serrana, a comemoração foi no CriaSana, com Patrícia Britto, a partir das 21h, seguida da banda Hulle Records.
O prefeito Welberth Rezende destacou a movimentação na economia da cidade, nos setores de turismo e serviços, aliada ao entretenimento gratuito para a população que o Réveillon deste ano proporciona. “A geração de trabalho, a ocupação de hotéis e restaurantes e a forte participação de atividades relacionadas à programação de final de ano injetam fôlego e impulsionam diversas áreas na economia”, observou.
A comerciante Rosângela Castro, de 32 anos, assistiu ao show de efeito pirotécnico em uma tenda montada na Praia dos Cavaleiros com amigos. “Trouxemos uva, romã e toda a energia positiva para o ano que começa, o espetáculo montado pela Prefeitura de Macaé combina com a nova iluminação da orla dos Cavaleiros”, mencionou, acrescentando que o que mais gostou nos fogos de artifícios foi o efeito visual arredondado das luzes vermelhas e azuis.
MÚSICA – Zé Ramalho, de 73 anos e que em uma rede social se autodenomina “ateu psicodélico”, atraiu famílias inteiras e grupos de amigos em um show que mostrou seus principais sucessos como “Admirável Gado Novo” e “Sinônimos”. “Foi uma ótima ideia trazer um cantor com uma história musical tão rica e um dos momentos que mais gostei foi a música ‘Entre a Serpente e a Estrela’”, disse o empreendedor Otávio Soares, de 39 anos.
Sob aplausos do público, na apresentação do seu show de hits, o cantor agradeceu a organização do Réveillon e mostrou satisfação em estar na cidade. “É um prazer estar no palco no Réveillon em Macaé”, assegurou o cantor, que começou o show às 22 horas e se apresentou até 23h30.
O casal Maurício Castro, de 43 anos, e Renata Medeiros, de 44 anos, são hóspedes da rede hoteleira neste final do ano, oriundos de Minas Gerais, e elogiaram a limpeza das vias públicas em Macaé. “Além da ótima gastronomia, a organização do Réveillon mostra que houve preocupação com o planejamento por parte do poder público, um cuidado importante para visitantes e turistas”, comentou Renata.
Prefeitura garante infraestrutura da virada
As secretarias de Turismo, Saúde, Cultura, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Ordem Pública, Guarda Municipal, Defesa Civil, Comunicação, Desenvolvimento Social, a Coordenadoria de Posturas, o Conselho Tutelar, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, deram apoio à festa de Réveillon na região central de Macaé a na região serrana.
A secretaria de Saúde disponibilizou postos e ambulâncias UTIs nos Cavaleiros, Barra e Sana e a Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana cuidou da segurança viária. Duzentos agentes da Guarda Civil Municipal e do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM) atuam entre este sábado e domingo (1º).
A explosão das luzes artificiais no evento da Praia da Barra foi apontada pela culinarista Suellen Santana, de 23 anos, como um dos pontos expressivos da festa no local, comandada pelo grupo Vou pro Sereno, que cantou diversos hits como “Fenomenal”. “Foram fogos de diversos tipos, formatos e efeitos e um gingado incrível do samba”, salientou a culinarista, que usou a tradição de se vestir de branco para passar o Ano Novo com a filha Júlia Santana, de cinco anos.
A retomada de eventos de grande porte foi apontada pelo secretário de Turismo, Leo Anderson, como importante para alavancar o turismo de lazer e mostrar um movimento de crescimento tendo o setor como propulsor de diversas áreas, direta ou indiretamente. “Vemos todo mundo trabalhando com entusiasmo em um cenário de ocupação total de estabelecimentos, democratização do divertimento com muitas tendas nas areias e mobilização de políticas públicas para proporcionar uma programação que impacta na geração de emprego e fluxo econômico”, constatou o secretário.
E a celebração da chegada de 2023 continua em Macaé no primeiro dia do ano com shows de Bira Bello, na Barra, às 19h; Glauco Zulo no Cavaleiros, às 19h e no Sana, Maurício Grativol, às 14h.