Bolsonarista, embaixador do Brasil nos EUA é exonerado

Published on

O embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, foi exonerado do cargo pelo chanceler Mauro Vieira. A publicação, que veio à público nesta terça, 10, foi assinada no dia 6, antes, portanto, do ataque de bolsonaristas aos prédios dos três Poderes em Brasília.

- Publicidade -

Diplomata de carreira, Forster é um aliado de Jair Bolsonaro (PL) e assumiu o comando da diplomacia brasileira nos Estados Unidos durante o mandato do ex-presidente. Era também amigo e entusiasta do escritor Olavo de Carvalho, que morreu nos EUA no ano passado.

Forster esteve à frente, antes de assumir a embaixada, da organização de encontro de Bolsonaro em Washington com expoentes da direita americana como Steve Bannon, ex-assessor do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Bannon foi condenado à prisão, no fim de outubro, por se recusar a cooperar com o Congresso dos EUA nas investigações sobre o ataque ao Capitólio dos EUA, em 2021. Ele recorria em liberdade.

Nova York

No mesmo dia, Mauro Vieira também exonerou do cargo a diplomata Maria Nazareth Farani Azevêdo do cargo de cônsul do Brasil em Nova York. Recentemente, a diplomata assumiu a defesa de pautas defendidas pelo governo Bolsonaro. Segundo a portaria publicada pelo Itamaraty, os dois diplomatas devem voltar a Brasília.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

LEIA TAMBÉM

Queda de avião na Colômbia mata 15 pessoas perto da fronteira Venezuela

Um avião de pequeno porte que fazia um voo regional no nordeste da Colômbia...

Trump avalia nova ofensiva contra o Irã após impasse nuclear

A escalada de tensão entre Estados Unidos e Irã voltou ao radar da Casa...

Google Photos passa a criar vídeos a partir de fotos com ajuda de IA

O Google anunciou uma atualização para o aplicativo Google Photos que passa a permitir...