Corante vermelho aumenta risco de doença no intestino

Published on

O consumo frequente de alimentos com corante vermelho sintético pode aumentar o risco de a pessoa desenvolver doenças inflamatórias no intestino. É o que mostra estudo publicado na revista científica Nature Communications. Presente em doces, cereais matinais, bebidas e salgadinhos industrializados, o aditivo conhecido como Allura Red AC (FD&C Red 40 ou E129) é usado para dar cor e textura.

- Publicidade -

Durante o estudo, camundongos foram alimentados com altas doses de Allura Red AC por um período de doze semanas. Conforme a publicação, níveis mais altos de serotonina foram observados em roedores que consumiram o corante em maior quantidade.

Também conhecido como hormônio da felicidade, grandes quantidades do neurotransmissor, que ajuda a estimular os movimentos musculares intestinais, podem ser nocivas ao organismo, pois alteram a composição microbiótica intestinal. Assim, os mesmos roedores desenvolveram colite ulcerativa, doença caracterizada por inflamação do intestino grosso e com manifestações extra intestinais.

No caso dos humanos, o estudo sugere que o consumo do corante pode comprometer a imunidade da pessoa.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

LEIA TAMBÉM

Essa fruta é considerada a melhor do mundo e você pode plantar ela em casa sem dificuldades

O mangostão, frequentemente referido como a “rainha das frutas“, tem ganhado atenção global por suas propriedades únicas e benefícios à saúde. Originária do Sudeste Asiático, especialmente em países como Tailândia e Malásia, esta fruta se destaca não apenas por seu sabor doce e suculento, mas também por sua casca roxa profunda e conteúdo nutricional impressionante.

5 carros para a cidade que unem conforto, economia e praticidade

A mobilidade urbana é um fator decisivo na rotina moderna, tornando fundamental a escolha de um carro eficiente e prático. Com o aumento do trânsito e da preocupação ambiental, os veículos urbanos passaram a unir economia, conforto e tecnologia, atendendo às demandas de quem vive nas cidades. Quais são as características de um carro urbano

Polícia prende foragido da Bahia acusado de homicídio em Macaé

Agentes da 77ª Delegacia de Polícia (Icaraí), em Niterói, prenderam nesta terça-feira (21) o foragido Salatiel Viana dos Santos, procurado pela Justiça da Bahia pelo crime de homicídio qualificado. A prisão ocorreu em Macaé, no Norte Fluminense, após uma operação de inteligência integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Federal. De acordo com a